Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO, INFLAÇÃO VOLTA ASSUSTAR O CIDADÃO.

Inflação já supera o ganho do investidor
Em novembro, nenhum investimento atrelado a juros bateu o IGP-M de 1,45% e poucos vão empatar com o IPCA
A inflação voltou e ameaça deixar no vermelho, pelo segundo mês seguido, todas as aplicações financeiras. Em novembro, nenhum investimento atrelado a juros bateu o IGP-M de 1,45%; poucas aplicações conseguirão empatar com o IPCA, esperado entre 0,80% e 0,85%.

Diante da escalada de preços, os investidores praticamente ficaram sem alternativa de baixo risco para proteger o dinheiro, como ocorria nos tempos de inflação até meados dos anos 1990. A exceção são os fundos de investimentos atrelados a índices de preços e a aplicação direta em NTN (Notas do Tesouro Nacional) série B, título da dívida pública corrigido pelo IPCA.

As NTN-B são os únicos papéis disponibilizados hoje pelo Tesouro que garantem a correção pela inflação e mais um juro prefixado. Os papéis com vencimento em 15 de maio de 2045 renderam 19,98% neste ano. O problema é que os preços desses papéis dispararam nas últimas semanas, reduzindo a chance de o investidor entrar tardiamente e conseguir se proteger da inflação neste momento.

Em novembro, por exemplo, os títulos corrigidos pelo IPCA com vencimento em 2045 renderam 1,13% - menos do que os 1,45% do IGP-M de novembro, mas acima de 0,80% e 0,85% previsto para variação do IPCA.

O quadro é grave e só deve mudar após o Banco Central subir os juros - o que pode ocorrer só em janeiro. “Até lá, não tem muito o que fazer. Tem de esperar os juros subirem e a inflação cair”, disse Fabio Colombo, administrador independente de investimentos.

“Para dinheiro pequeno, não tem o que fazer neste momento. O título do Tesouro corrigido pelo IPCA está caro e pode subir mais ainda”, disse Mauro Halfeld, consultor de investimentos.

O pior investimento atrelado a juros agora são os fundos de renda fixa e os papéis da dívida prefixada, que devem acelerar as perdas assim que os juros subirem. A poupança também perde, apesar de ser isenta e de não ter taxa administrativa.

Halfeld lembra que a inflação é um fenômeno global, impulsionado pela desvalorização do dólar americano e pela procura pelos investidores por refúgio em ativos reais, como commodities, ações, imóveis e moedas alternativas (como o real).

“É uma inflação global como a gente viveu nos anos 1970. Os mais antigos sabem bem como conviver com a inflação; os mais novos, não. Não pode deixar dinheiro parado na conta. Tem de pedir desconto e utilizar a melhor data do cartão de crédito nas compras.”

FONTE: Jornal do Comércio- Porto Alegre - RS

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço