Petrobras diz que não foi notificada sobre investigações de suborno da SBM
Por InfoMoney
SÃO PAULO - A Petrobras (PETR3;PETR4) prestou esclarecimentos nesta sexta-feira (14) sobre notícia divulgada pelo Valor Econômico, que apontava a companhia como uma das envolvidas em investigação de suborno da holandesa SBM.
A companhia afirmou ter tomado conhecimento das denúncias de supostos pagamentos de suborno pela empresa através do jornal e que, até o momento, não foi notificada por qualquer autoridade da Holanda, Inglaterra ou dos EUA, nem por órgãos de controle do Brasil, a respeito das investigações das denúncias.
"No entanto, em função dessas denúncias, no que se refere à Petrobras, a companhia está tomando providências interna cabíveis com o intuito de averiguar a veracidade dos fatos expostos na reportagem", afirmou.
De acordo com a fonte apontada pelo jornal, o caso inclui supostos pagamentos de suborno a empresas, privadas e estatais, e autoridades na Guiné Equatorial, Angola, Malásia, Cazaquistão, Itália, Iraque e Brasil.
No Brasil, os pagamentos teriam sido feitos pelo representante comercial da SBM, Julio Faerman, a empresas ligadas a ele. Segundo um ex-funcionário da SBM, das comissões de 3%, 1% teriam sido pagas ao próprio Julio e suas empresas e 2% a funcionários da Petrobras. Entre 2005 e 2011, a SBM pagou US$ 250 milhões em subornos, dos quais mais da metade, precisamente US$ 139 milhões, teriam sido desembolsados por meio de "comissões" a intermediários e a funcionários da Petrobras para obter contratos com a estatal.
Comentar
privatiza que acaba a palhaçada e o cabidao de emprego
Essa administração petista na Petrobrás é vergonhosa.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI