Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

PF e Receita revelam fraude de R$ 380 milhões em restituições do IR

Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

SÃO PAULO  -  A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou a Operação Ablacto para investigar a obtenção fraudulenta de restituições de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no valor de R$ 380 milhões.

Ao todo, 30 policiais federais e 8 servidores da Receita cumpriram oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Peruíbe, autorizados pela 3ª vara criminal da Justiça federal de São Bernardo do Campo.

O inquérito policial teve início em agosto deste ano, após a Receita informar à PF que cerca de 22 mil declarações de Imposto de Renda teriam sido fraudadas, todas utilizando o mesmo escritório de contabilidade.

"A investigação identificou diversos contribuintes, especialmente trabalhadores de indústrias automobilísticas com sede na região do ABC, que se valiam dos serviços de um único escritório de contabilidade sediado na capital paulista, com o fim de criar ou aumentar indevidamente restituições de imposto de renda", afirma a PF, em nota.

A investigação descobriu que as restituições eram obtidas com declarações de despesas forjadas com educação, consultas médicas, odontológicas, pensões alimentícias e criação de dependentes fictícios. Como essas despesas são dedutíveis da base de cálculo do imposto, os valores a serem restituídos eram aumentados, com prejuízo à União.

O escritório de contabilidade apontado como responsável pela fraude cobrava um percentual das restituições pagas aos contribuintes para realizar os serviços, segundo a PF.

As restituições fraudadas serão suspensas pela Receita Federal, que também poderá autuar os investigados com multas.

POR: Valor

 

 

 

 

 

Os suspeitos de envolvimento no esquema tiveram todos os bens bloqueados a pedido da Receita Federal e poderão responder por crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica, estelionato e associação criminosa.

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço