Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

PL quer acabar com honorários advocatícios em casos de inadimplência

PL quer acabar com honorários advocatícios em casos de inadimplência

Por InfoMoney

SÃO PAULO –O Projeto de Lei 111/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), torna nula as cláusulas contratuais que autorizem a cobrança de honorários nos casos em que não houve ação judicial relacionada as dívidas do consumidor. A intenção é evitar cobrança abusiva de honorários advocatícios.

De acordo com as informações divulgadas pela Agência Câmara, a intenção é trabalhar para que o consumidor não seja obrigado a pagar pelo serviço de um profissional que nem ao menos foi acionado.

Justificativa

O deputado ressalta que é comum em contratos de produtos e serviços, a previsão de cobrança de honorários advocatícios por alguma ação relacionada a inadimplência do consumidor.

No entanto, Sandes Júnior pondera que o serviço de cobrança é realizado normalmente por escritórios terceirizados e que não utilizam os serviços profissionais de um advogado.

“Transformou-se em prática costumeira, de caráter abusivo e enganoso, repassar custos a título de honorários advocatícios, mesmo quando inexiste uma ação judicial ajuizada contra o consumidor inadimplente”, critica.

Em seu entendimento, o valor cobrado pelo serviço lesa o consumidor que, além do ônus decorrente da inadimplência, ainda tem que arcar com as despesas indevidamente repassadas por serviços não prestados.

Tramitação

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Vele ressaltar que projeto é idêntico PL 3291/08, do ex-deputado Celso Russomanno, que foi arquivado por causa do fim da legislatura anterior. A proposta chegou a ter substitutivo aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor.

 

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço