Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano X

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano X

 

Aconteceu nesta última sexta-feira, 22 de agosto, no Shopping Iguatemi em Fortaleza, a 7ª edição do MaxiModa, seminário que conta todos os anos com palestras de renomados profissionais da moda no Brasil e no mundo. A nossa equipe cobriu o evento este ano representando o SENAC Moda CE, fazendo resumo, tirando fotos e fazendo entrevistas com vários profissionais que estavam por lá. Confira um pouco do que foi falado nas palestras: 

E-COMMERCE, COM CAMILA WEIRICH - DAFITI

A primeira palestra do dia ficou por conta da diretora de criação da DafitiCamila Weirich. Formada em Direito e Administração de Negócios Internacionais, com curso em Jornalismo de Moda pela Central St Martin, em Londres, Camila começou a sua palestra falando sobre a importância de um e-commerce hoje, no mercado brasileiro de moda, por ser um dos principais mercados de consumo digital do mundo. Mas, ao mesmo tempo que é importante investir em um site de compras, também é essencial ter um aplicativo para mobile. O consumidor compra bastante também pelo celular.

Falando sobre o papel da direção criativa da Dafiti, Camila explicou um pouco sobre como foi a evolução e o posicionamento da marca durante os seus 3 anos de existência. Do ponto de vista de um criativo, a equipe de gestão  precisa trabalhar em 360º, estando ciente de todas as áreas e de todos os setores da empresa, desde a criação, execução e venda. O principal papel do diretor criativo é também promover a mudança de hábito da equipe, para não ficarem sempre presos à uma mesma visão.

“É preciso deixar de pensar no e-commerce apenas como um site de vendas. Lá também existe moda, existe conteúdo, sonhos e desejos”, explica Weirich.

Leia mais clicando aqui. 

    DSC_0658

 

RELAÇÕES PÚBLICAS COM MÔNICA MENDES - DASLU

Dando continuação à rodada de palestras da manhã do MaxiModa 2014, a palestranteMônica Mendes sentou em uma conversa descontraída com Márcia Travessoni, Jackson Araújo e os participantes do evento. Contando histórias diversas sobre a sua experiência no mercado de relações públicas, a “porta-voz do luxo brasileiro” contou sobre a ascensão do império da Daslu no mercado internacional.

Mônica contou que a Daslu começou também pela desenvoltura das relações públicas e do reconhecimento na mídia e nos desfiles de semana de moda internacional. Ela conta que para realizar os serviços de relações públicas, é necessário não ter vergonha, ter muita ambição e jogo de cintura. É traçar metas e trabalhar para que elas sejam alcançadas.

“É no boca-a-boca que a gente consegue as coisas”, brinca Mônica. “E eu tenho uma missão na vida de levar o Brasil pra fora”, afirmando que o seu principal objetivo de trabalho é fazer com que o Brasil seja referência em todos os aspectos na moda, no mundo inteiro.

Leia mais clicando aqui. 

   IMG_2465

 

VISUAL MERCHANDISING COM CAMILA SALEK - VIMER

Começando o segundo bloco de palestras, no período da tarde, Camila Salek subiu ao palco para ministrar uma palestra sobre Visual Merchandising e a importância de uma boa experiência no ponto de vendas de uma empresa. Ela dividiu em 3 partes: História do VM, Cases de sucesso da Vimer, sua empresa especializada em VM, e uma rápida demonstração de novas tendências que estão surgindo no mercado.

Camila fala que a loja, o ponto de vendas, é também uma mídia da empresa, um canal de comunicação tão forte quanto uma rede social. Ela precisa se comunicar com o seu público-alvo de maneira coerente. Ela reforçou as várias técnicas de merchandising que existem e que podem ser aplicadas de maneira que influencie na experiência de compra do consumidor, como o “cross merchandising“, que é o ato de cruzar categorias distantes em uma mesma prateleira, para não fazer o consumidor ter que andar a loja inteira para achar outro item e muitas vezes acabar não levando pela distância, tempo, etc. 

Leia mais clicando aqui. 

   IMG_2482

 

CONQUISTANDO O NOVO CONSUMIDOR DE MODA, COM SYLVIO KYROTOWSKI - HOPE

Continuando o segundo bloco de palestras, Sylvio Korytowski, diretor de franquias da gigante HOPE, teve como tema da sua palestra “Como conquistar o novo consumidor de moda?“. Sylvio fez um traçado da história para descobrir o novo consumidor, destacando que existe 2 perspectivas de consumo: o varejo até os anos 50 e o pós-Estado Novo. 

Mas a principal mudança dos últimos tempos foi que o consumidor parou de querer somente o produto e se interessa muito mais pela experiência da compra, pela história e o lifestyle que a marca tem a oferecer. Aconteceu o que ele chamou de “Omni Channel“. O conceito traz uma perspectiva mais evoluída do multicanal. É uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra (online ou offline) e sim a experiência que está tendo com a marca como um todo. 

Korytowski destacou também que hoje é preciso entender que:

- O consumidor navega em um universo de multicanalidade e no meio digital, onde as formas de compras são infinitas e as exigências estão maiores;

- Que as empresas devem estar onde os consumidores a buscam;

- Uma nova classe social (a nova classe C) ascendendo e exigindo um produto bom, de qualidade, que eles viram na novela ou nas celebridades.

- O consumidor não compra produto e sim solução;

- O relevante não é mais o produto, e sim a experiência de compra;

- O preço de produto é balizado pela percepção de valor (não é o produto, e sim o status, o que aquela marca representa). 

“Hoje, o consumidor faz com o que o mercado se adapte a ele, não é mais ele que tem que se adaptar ao mercado”, comenta Sylvio. 

Leia mais clicando aqui. 

   IMG_2515

 

GESTÃO DE RELACIONAMENTOS, COM DENIZE MATTOS - FARM

Encerrando o último momento do MaxiModa2014, a palestra ficou por conta da diretora de vendas da FARM, Denize Mattos, com o tema “Gestão de Relacionamentos“, como se relacionar com o seu consumidor e o oferecer a melhor experiência de compra. Denize começou falando que o importante da marca é que ela seja verdadeira, genuína com seus clientes, que contem uma história real. Destacou também que é extremamente necessário que todos os setores de uma empresa trabalhem juntos, acompanhem tudo que acontece nela e não fiquem restritos apenas o que acontece na sua área. Ela fez uma analogia com o corpo humano, que precisa trabalhar em conjunto para dar certo. 

A essência de um negócio é ser saudável, é trabalhar para que ela seja bonita por fora (o que é mostrado para os consumidores) e por dentro (os setores funcionando em conjunto), mexer com todos os sentidos do ser humano. 

Puxando um gancho da palestra da Camila Salek que, falando sobre vitrines, disse que uma loja teria condições de ser a sua própria vitrine se ela oferecesse uma boa experiência por dentro, Denize comentou que a FARM não possui, em sua essência, vitrines. Eles trabalham praticamente todos os sentidos do corpo humano dentro da loja, como olfato, tato, audição e visão. 

Leia mais clicando aqui. 

   IMG_2529

________________________

Matéria: Lorena Bezerra

http://www.profissaomoda.com.br/materias/2014/08/por-dentro-maximod...

Exibições: 28

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano X para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano X

© 2018   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço