Prêmio de energia e sustentabilidade apoiado pelo MIT destaca projetos do SENAI

Pesquisas conduzidas pelos Institutos SENAI de Santa Catarina, em parceria com a Petrobras e outras instituições, foram reconhecidas no Energy Summit Awards 2025, evento promovido no Brasil em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Aplicações desenvolvidas pelos Institutos SENAI de Santa Catarina foram finalistas do prêmio Energy Summit Awards 2025, promovido no Brasil em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O anúncio dos vencedores ocorreu nesta semana, no Rio de Janeiro.

Os projetos catarinenses finalistas são a Ferramenta Diverless para Remoção do Coral-Sol, na categoria Corporate Research, Robô para Áreas de Difícil Acesso RDA-R e Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore (Bravo) ambos na categoria Academic Research.

Os projetos são conduzidos pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, localizado em Florianópolis, e em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, instalado em Joinville, em parceria com a Petrobras e outras instituições.


“Esse resultado demonstra a força das parcerias entre o SENAI, a indústria e instituições como a Petrobras. Nossos projetos não ficam no campo da teoria, eles são testados, aplicáveis e capazes de transformar a realidade do setor energético com mais segurança, eficiência e sustentabilidade”, frisa o diretor regional do SENAI em Santa Catarina, Fabrízio Pereira.


O Projeto Coral-Sol consiste no desenvolvimento de uma ferramenta robótica que remove incrustações superficiais como, por exemplo, o coral-sol em cascos de embarcações sem a necessidade de mergulhadores. A ideia é usar tecnologia autopropelida e controlada remotamente, tornando o processo mais seguro e eficiente.

Já o RDA-R está em sua terceira fase e está aperfeiçoando um robô especializado em pintar e revestir áreas de difícil acesso em plataformas offshore, por meio do Instituto SENAI em Sistemas de Manufatura - Joinville em parceria com o CIT SENAI - Belo Horizonte. O robô será testado em ambiente real com o objetivo de agilizar e personalizar o processo de preparação e inspeção de superfícies, reduzindo riscos e tempo de operação.

A Bravo é um modelo flutuante de Lidar (Light Detection and Ranging), desenvolvido, pela primeira vez, com tecnologia nacional. Trata-se de um sensor óptico que utiliza feixes de laser para medir a velocidade e direção do vento, gerando dados compatíveis com o ambiente de operação das turbinas eólicas.

A tecnologia, projetada de forma inédita para as condições de mar do Brasil, é resultado de um projeto bem-sucedido de P&D,I do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes) em parceria com os Institutos SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e em Energias Renováveis.

Sobre o Energy Summit

O prêmio integra a programação do Energy Summit, um evento global de referência, focado em inovação e empreendedorismo nos setores de energia e sustentabilidade. Realizado em parceria com o MIT, o evento conecta especialistas, líderes e inovadores de todo o mundo para discutir os próximos passos da transição energética e soluções sustentáveis.

Por Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)
Da Agência de Notícias da Indústria

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço