Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Première Brasil - Linho de Cannabis é ecologicamente correto


Linho de Cannabis é ecologicamente correto

 

Com mais de 100 expositores dividos em 60% nacional e 40% internacional, acontece, entre os dias 19 e 20 de janeiro, no Transamerica Expo Center, o Première Brasil. Sob a chancela da tradicional feira parisiense, Première Vision, a brasileira Fagga/GL Events, aquece o mercado têxtil com a 3ª edição do evento, que consagra-se como o maior salão têxtil da América Latiina e espera receber mais de cinco mil visitantes, ávidos por conhecer as novidades da temporada Primavera/Verão 2012 em tecidos, fios, fibras e acessórios da indústria têxtil.

O salão se consolida como um importante pólo de negócios. Afinal, segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), o País está entre os 10 principais mercados da indústria têxtil mundial e entre os cinco principais produtores de confecção. A expectativa dos organizadores do evento é superar os mais de quatro mil visitantes da edição de julho deste ano, que reuniu expositores de oito países, como Brasil, França, Espanha, Itália, Turquia, Inglaterra, Alemanha e Uruguai.

Destaques dos expositores: Tecidos com proteção UV e termodinâmicos já são uma realidade - A Kalimo anuncia no evento as linhas Activestyle e Acquastyle, que proporcionam repelência à água, resistência aos raios UV e troca de umidade. Tudo sem esquecer-se da beleza, garantida pelos seis desenhos e colorações desenvolvidas com exclusividade pelos estilistas Dudu Bertholini e Rita Comparato da grife Neon.

Outra empresa que apostou neste segmento foi a Farbe Textil, que lança durante o Première a sua linha Share Fit, produzida com fio texturizado a ar UV Protection. Homologado pela Rhodia, este produto além de conforto e funcionalidade, proporciona ótimos resultados na proteção de raios UV-A e UV-B protegendo a pele durante exposição ao sol.

Com foco na tecnologia e na sustentabilidade, a linha Bamboo®, apresentada pela Marles, é biodegradável e ecologicamente correta. Além disso, possui proteção contra raios UV, excelente absorção de umidade e transpirabilidade, propriedade bacteriostática, que impede a proliferação de bactérias, e característica termodinâmica - que traz sensação gelada nos dias quentes e de calor nos dias frios. A linha ainda conta com a certificação da Oko-Tex Standard 100, um rigoroso selo de qualidade europeu para produtos têxteis, que assegura que o tecido não carrega produtos nocivos a saúde.

Etiquetas trazem tecnologia RFID e também promovem a inclusão social - Na vanguarda de produtos que unem moda, tecnologia e inclusão, a Haco reafirma sua preocupação com questões de responsabilidade social e lança exclusiva linha de etiquetas em Braille. Durante o processo de desenvolvimento os pesquisadores se surpreenderam, pois, ao contrário do que muitos pensavam, os deficientes visuais gostam de ir às compras e de seguir as tendências de moda, mas sentem dificuldade por não existir etiquetas que indiquem a cor ou tamanho dos produtos.

A empresa chegou a três produtos indicados para receber as inscrições em Braille, de acordo com suas propriedades de leitura. Desta forma, o produto possibilita que as marcas das grifes sejam vistas e sentidas por meio de uma nova linguagem da moda, o tato.

Outra grande novidade do setor são os modelos confeccionados com chip RFID (Identificação por Rádio Frequência). Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID. Para demonstrar ao mercado a eficácia na utilização deste sistema foi desenvolvido um projeto que consistia basicamente em colocar as etiquetas com chip RFID nas agendas, uniformes ou mochilas dos alunos e instalar leitores RFID na entrada da escola, que registrariam precisamente a entrada e saída dos alunos. Este leitor envia os dados a um sistema especializado, que por sua vez transmite as informações a uma operadora telefônica e esta envia os dados, por via de mensagem de texto, para os celulares dos pais, que podem ter mai tranquilidade sabendo exatamente a que horas os seus filhos chegaram e saíram do colégio. A tecnologia surpreendeu a todos e o sistema teve ótima aceitação entre os pais envolvidos, que consideraram uma importante ferramenta de segurança para a vida de seus filhos.

Linho de Cannabis é ecologicamente correto - Estamos falando da Cannabis Ruderallis. O cânhamo obtido desta controversa planta é uma fibra muito versátil no universo têxtil, por ser semelhante ao linho, e, por isso, é muito cultivado em várias partes do mundo, com grande destaque na União Européia - que legalizou e autorizou o plantio, inclusive com subsídio ao linho de cânhamo. No Brasil, por ser proibido o plantio, a fibra ainda não se popularizou e muitos desconhecem a diferença entre a Cannabis Sativa (maconha) e a Cannabis Ruderallis, de onde pode- se obter as fibras adequadas para a confecção de peças de vestuário. Contudo, mesmo com estes empecilhos o mercado pode contar com esta polêmica fibra natural na linha Algo Hemp, que será apresentada pela empresa Malhas Menegotti. Seguindo a linha de artigos ecologicamente corretos, a linha apresenta o visual natural e rústico como o grande diferencial. Além de evidenciar as fibras do cânhamo, que ficam em destaque pelo tom mais escuro, mesmo após o tingimento com corantes naturais.

Brincadeira de gente grande - Considerado um fenômeno da arte pop contemporânea, o toy art é um brinquedo geralmente feito a mão dirigido especialmente para adultos com o intuito de colecionar e/ou decorar. Pensando nesta febre que contagia pessoas no mundo inteiro, a Veneto Acessórios Têxteis apresenta a sua coleção Toy Art, inspirada neste rico universo. Utilizando processos de bordado, aplique de acrílico e enchimento este é um acessório que pode ser usado em diversos produtos, como roupas, bolsas, chapéus, entre outros, e sem dúvida garantir um visual exclusivo a qualquer peça.

Cores vivas e duradouras mesmo após diversas lavagens - Imagina uma peça que ainda apresente cores fortes e brilhantes mesmo após 25 lavagens? Não precisa mais imaginar, a linha Nano Modal, da Textil Farbe garante este resultado. Além de incentivar a consciência ecológica, por ser de origem celulósica e tecida com fio de microfibra de modal, tem toque nobre e diferenciada maciez.

Estampas Made Brazil - O universo das estampas ainda é pouco explorado pelo mercado nacional, Estampa que é voltada para o turista ainda não tem no mercado da moda brasileiro um espaço representativo. Na feira terão 8 estúdios oferecendo desenhos, 7 europeus e somente o estúdio Vanda Guerra- o numero 8 - será o primeiro do Brasil a participar. Vão apresentar desenhos originais,já finalizados, prontos para gravar. Desenhos brasileiros de artistas brasileiros para o mundo.

Espaço Denim Lounge - No universo Denim & Sportswear, que apresenta as novidades do jeans, teremos o inédito Denim Lounge. A área, de 100m² localizada bem no centro do espaço de Denim & Sportswear, foi desenvolvida com base na street art, ressaltando a cultura urbana e, por isso, tem todo o seu cenário criado com armações de andaimes. O espaço arrojado conta com DJ, bar e ainda com a participação de três grafiteiros convidados, que irão fazer intervenções ao vivo durante o salão, em cinco telas espalhadas pelo lounge, representando a transformação do jeans do seu aspecto original e sua versatilidade de trabalho.

Conferência de Moda, Fórum de Tendências e Cartela de Cores Primavera/Verão 2012 - O evento conta com a apresentação da tão aguardada Cartela de Cores e com o Fórum de Tendências, um espaço que reúne as novidades dos expositores dentro da tendência apresentada pelo salão, apresentado sob as três principais atitudes de moda para a estação Primavera /Verão 2012. São elas:

Perspective: criações que irão lançar às passarelas o conceito de elegância e tecnologia, experimentar modos de montagens vindo da alta tecnologia e do design;

OPEN MIND: Inspira-se na desordem e nas dualidades, como o primitivo e o civilizado, o muito elegante e o muito esportivo, que vai abrir as vias recortando e montando os tecidos e as proporções das roupas com o saboroso risco de se enganar;

Sense & Essence: Dará o papel principal às matérias com uma simplicidade apurada das formas, para deixar a visibilidade e todas as suas qualidades aos tecidos. O objetivo é dar esta emoção fundamental às roupas, graças à força das criações dos tecidos, com uma atenção muito particular aos detalhes.

Porém, o momento mais disputado do salão é a exclusiva Conferência de Moda, ministrada por Pascaline Wilhelm, diretora de moda do Première Vision. Pascaline apresenta as especificidades da temporada Primavera/Verão 2012 desenvolvidas com as percepções dos principais especialistas internacionais, através da análise minuciosa do atual cenário mundial de moda. Enfim, ela desdobra as inspirações e desenha as tendências aos conferencistas, que saem com informações seguras para desenvolver suas coleções.

Além disso, teremos um espaço cenográfico concebido pelo escritório de arquitetura B&L, especializado em projetos comerciais, culturais e urbanísticos. Parceiro do Première Brasil, a B&L cumpre o desafio de traduzir ao ambiente todas as informações, mensagens e sensações para receber os produtos dos expositores do evento e apresentar os caminhos de moda aos visitantes ávidos de curiosidade sobre as perspectivas da nova coleção.

Cinco universos dentro de um salão - O salão Première Brasil estará dividido em cinco universos, seguindo o padrão de apresentação da feira em Paris. Cada universo tem atmosfera própria e reúne no mesmo espaço todos os estandes por temas de interesse.

Quem busca as novidades em jeans, sarja, algodão e lavanderias pode conferir as opções no universo Denim & Sportswear. O universo dedicado à moda urbana e formal composta por lãs, alpacas e tricolines está no espaço City & Glam. Os fornecedores de fibras e fios apresentam suas novidades no universo Yarns & Fibers. Já o espaço Designs está focado no desenho têxtil para estamparia, jacquard, malhas trabalhadas, etc. Enquanto as linhas de botões, zíperes e demais aviamentos concentram-se em Accessories.

Première Vision - Première Vision é considerado o mais importante evento mundial de tendências do segmento têxtil, com foco em tecidos, cartela de cores e fios. Marca de grande reconhecimento internacional, sem comparação no segmento da Moda, o salão é realizado na França e em outros países de forte tradição têxtil, como Estados Unidos, Japão, China e Rússia. Anualmente, são realizadas 22 edições, duas vezes por ano, que juntas somam 3.000 expositores e 130 mil visitantes. Première Vision Pluriel é formada por seis salões: Première Vision (tecidos), Expofil (fios e fibras), Indigo (desenho têxtil), Modamont (acessórios têxteis), Le Cuir a Paris (couro), Zoom By Fatex (produção de moda) e Denim by Première Vision, dedicado totalmente ao universo jeanswear, reunindo os melhores fornecedores internacionais em Paris nos meses de junho e dezembro.

.[Première Brasil – Primavera / Verão 2012, de 19 e 20 de janeiro de 2011, das 10h às 19h, no Transamerica Expo Center – São Paulo. | www.premierebrasil.biz ].

Exibições: 655

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Fabrício Leite em 20 janeiro 2011 às 15:09

rsrsrsrs..

falou e disse...

Comentário de Sam de Mattos em 20 janeiro 2011 às 13:02

FUMACE FASHION:  A ideia do Linho de Maconha me parece fantástica. Desde os anos oitentas os tênis feitos com esta fibra são popularíssimos nos EUA e Europa. Muito antes disto o cannabis era plantado na índia, Paquistão, Oriente Médio e no Nordeste do Brasil, onde que se faziam sacos com a fibra. E um tipo de linhão, que juntado a outras fibras (linho incluso) da um efeito lindo ao tecido, e muito subsídios criativos a indústria de cortinas, estofados etc.

A anos o pessoal tenta  criar uma substancial diferença entre os primos irmãos, a Cannabis Sativa, ou o popular fumo, jereré, grass, weed, etc., este mais potente e mais indicado a ser usados para dar "tapas no macaco", como se falava nos setenta. Já a cannabis Ruderallis, é a prima irmã menos forte. Mas sem duvida nenhuma, com persistência e um cachimbão tipo o da paz, a pajelança, o "tapa no macaco" TAMBEM será atingida. Só estou falando isso “na bucha” para acabar com o barato de ficar falando este assunto em código do Leonardo da Vince e a boca pequena – e por quem não entende do riscado.  Ou para gente do tipo do Presidente Clinton: Jurou de mão na bíblia, que tinha experimentado com um fininho de Cannabis em Londres quando moleque e meio Hippie. ‘Tava de cara cheia de vinho, ouvia Janis Joplin e Jimmy Hendrix, curtia o maior barato e rolava o “magro” de cá para lá na boca, MAS NÃO TRAGOU!. Rs, Rs, Rs! Seria mais fácil o trouxa mentir dizendo que era de Cannabis Ruderallis. He he he .

Dai, baseado nos princípios da Tradicional Família Mineira, como ex-aluno da Escola de Minas de Ouro preto, e ex-Puro da Republica Pureza, o que diria quanto à plantação destas ervas para a produção de fibras? SUPER VALIDO: Uma vez que haja um bom controle para que se evite a garotada enchendo a moringa de fumacê, o cânhamo, de qualquer tipo, é uma fibra viável, aliviará o escarces do algodão, e abrira um mercado muito grande com a garotada do mundo inteiro, especialmente se nas etiquetas das roupas de cânhamo estiver como símbolo a famosa folhinha deste lindo arbusto; também o marketing do produto deve estar ligado a ecologia, ao verde ao Green. E com um bom slogan, sugiro algo assim: “Go Green, Go Grass, Go Amazon Grass! Produto do Brasil! Ou, “Va Verde, Va de Folhas, de Folhas da Amazônia! Importante: Amazônia deve sempre ser citada, ate em palitos de Poliéster!

PS-Ponhamos perto da dita etiqueta, em vários idiomas, um aviso à molecada: “ESTE PRODUTO NÃO E FUMAVEL!”.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço