Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Problemas começam com fatores na China e vai passando para crise câmbial na Argentina

Problemas começam com fatores na China e vai passando para crise câmbial na Argentina

Fonte:  Info Money

SÃO PAULO - Lars Christensen, analista-chefe e principal nome da equipe de pesquisa do Danske Bank, disse que a crise que os emergentes podem sofrer é mais do que uma "tempestade perfeita": pode ser um "furacão perfeito".

A começar pelos fatores na Ásia - que concentra os países emergentes com crescimento mais elevado, pelo boom populacional e do mercado de trabalho por lá, que tem atraído empresas manufatureiras. "No centro dessa crise está as preocupações com a desaceleração na China", afirmou Christensen.

A China é a maior parceira comercial do Brasil e de outros emergentes de peso, como a África do Sul. O crescimento da economia chinesa se tornou ainda mais importante do que o crescimento dos Estados Unidos para os emergentes, pela forte influência no consumo de commodities, produto base de muito dos países.

Aí é que começam os problemas da Argentina, impulsionados pela existência de uma crise câmbial iniciada nos últimos dias - ontem, a moeda argentina caiu 11%, iniciando uma onda de pânico nos mercados da América Latina. Novamente isso atingiu o Brasil, que é grande parceiro da argentina, destino de 30% de suas exportações de manufaturas e 8% do total.

"Volatilidade nos emergentes deve persistir em 2014 e essa é apenas mais uma das casualidades criadas pelas políticas do Fed", disse Eric Green, diretor de câmbio e commodities na TD Securities. Seja como for, o Brasil precisa se preparar.

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço