Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP


Booker, também conhecido como Agente de Modelo, é o profissional responsável pela relação cliente-modelo, por isso é ele quem negocia e busca clientes para que os modelos trabalhem ou monta casting para análise do cliente.


Um booker deve saber que imagem sua modelo deve ter no mercado e quais tipos de trabalhos são bons na construção da imagem dela. Para tanto, é responsável pelas aulas de etiqueta, academia, línguas, estilo, passarela e comportamento.


A maioria dos bookers são comissionados, por isso também negociam os cachês das modelos e quanto mais famosa elas se tornam melhor para o booker que também tem seu nome prestigiado.

O booker deve conhecer muito bem a indústria da moda para negociar valores e conhecer os gostos e hábitos de fotógrafos, produtores e marcas. No entanto, não existe ainda no Brasil um curso de formação para booker, um bom profissional acaba sendo autodidata e aprendendo com o mercado e com os próprios erros.


Essa profissão é restrita e muito competitiva, mas a remuneração pode chegar a R$ 6.000. Um lado bom de ser booker está em amparar o crescimento pessoal e profissional de modelos que chegam às agências ainda humildes, simples, tímidas e sem qualquer informação sobre a vida. Por outro lado, não há horários fixos, já que produções de moda acontecem em qualquer lugar do mundo e a qualquer horário – e o booker pode ser acionado para resolver problemas de casting presencialmente ou a distância.

Anderson Baumgartner, booker e sócio da Way Model Management, conversa com Alessandra Ambrósio no backstage da Colcci.

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Exibições: 214

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço