Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP
Booker, também conhecido como Agente de Modelo, é o profissional responsável pela relação cliente-modelo, por isso é ele quem negocia e busca clientes para que os modelos trabalhem ou monta casting para análise do cliente.

Um booker deve saber que imagem sua modelo deve ter no mercado e quais tipos de trabalhos são bons na construção da imagem dela. Para tanto, é responsável pelas aulas de etiqueta, academia, línguas, estilo, passarela e comportamento.

A maioria dos bookers são comissionados, por isso também negociam os cachês das modelos e quanto mais famosa elas se tornam melhor para o booker que também tem seu nome prestigiado.
O booker deve conhecer muito bem a indústria da moda para negociar valores e conhecer os gostos e hábitos de fotógrafos, produtores e marcas. No entanto, não existe ainda no Brasil um curso de formação para booker, um bom profissional acaba sendo autodidata e aprendendo com o mercado e com os próprios erros.

Essa profissão é restrita e muito competitiva, mas a remuneração pode chegar a R$ 6.000. Um lado bom de ser booker está em amparar o crescimento pessoal e profissional de modelos que chegam às agências ainda humildes, simples, tímidas e sem qualquer informação sobre a vida. Por outro lado, não há horários fixos, já que produções de moda acontecem em qualquer lugar do mundo e a qualquer horário – e o booker pode ser acionado para resolver problemas de casting presencialmente ou a distância.

Anderson Baumgartner, booker e sócio da Way Model Management, conversa com Alessandra Ambrósio no backstage da Colcci.
Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI