Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mesmo aquele que nunca tinha ouvido falar do Pronatec agora já sabe que ele existe. Afinal, a candidata petista cita o programa em todos os debates, como sua vitrine eleitoral. Ocorre que, como mostrou a Folha, uma auditoria inédita da Controladoria-Geral da União afirma que “não é possível precisar quantos alunos assistem de fato às aulas e como foram gastos os recursos repassados pelo governo federal às escolas”:

O documento, ao qual a Folha teve acesso, é resultado da primeira fiscalização focada no programa —criado há três anos para formar técnicos e exaltado pela petista.

O relatório, produzido a partir de entrevistas e análise de documentos, foi finalizado em 27 de agosto, depois de manifestação do MEC (Ministério da Educação).

Ele aponta descontrole dos gastos públicos porque, diz a CGU, alunos desistentes continuam sendo contabilizados —e as instituições podem ser remuneradas por esse grupo que não frequenta mais as aulas, já que “não existe processo de prestação de contas nem análise e aprovação do cumprimento das vagas pactuadas com os ofertantes”.

Os auditores analisaram a execução do principal braço do programa, chamado de Bolsa-Formação, por meio do qual a União banca aulas gratuitas de ensino técnico e de qualificação profissional.

Ele representa cerca de 40% das mais de 8 milhões de matrículas no Pronatec —a maior parte das vagas é oferecida e custeada diretamente pelo Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar).

“O aluno desistente continua sendo contabilizado como se estivesse matriculado e a instituição recebe indevidamente o valor da Bolsa-Formação não utilizada”, afirma o relatório da CGU.

É impressionante. Uma trapalhada atrás da outra, e os gastos públicos vão se avolumando sem controle, sem critério de análise de seu retorno. Será que o governo Dilma não é capaz de fazer nada de forma minimamente eficiente e transparente? Será que não consegue ficar uma semana sem produzir indícios de “malfeitos”?

O Brasil precisa mudar. Precisa trocar esse governo incompetente e corrupto por outro mais transparente e capaz. Os dados acabam inflados pois temos uma presidente que mais parece uma marionete controlada pelo marqueteiro. Que, por sua vez, parece um discípulo de Goebbels, o marqueteiro de Hitler que apostava na mentira repetida mil vezes até “se tornar” verdade.

O único projeto do PT de Dilma é o poder. O país é secundário, na melhor das hipóteses…

Rodrigo Constantino

Exibições: 110

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de enio candido em 20 outubro 2014 às 15:22
o ruim é que vão dar o golpe da urna eletronica e continuar no governo
Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 20 outubro 2014 às 10:05

Todos, se não houver um exemplo de cima, querem aproveitar. Até o Senai, segundo esta reporatagem, está recebendo sem dar retorno!

Comentário de Romildo de Paula Leite em 20 outubro 2014 às 8:38

  O Brasil precisa mudar. Precisa trocar esse governo incompetente e corrupto por outro mais transparente e capaz.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço