Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Qual é o lay out?Ou como deixar a encarregada louca.

Em Confecção a diferença entre uma boa produtividade e uma produtividade razoável é o lay out, a forma como as máquinas estão organizadas para produzir um determinado produto. Na realidade cada produto tem um lay out determinado. Mas como se faz um lay out?O primeiro passo é ter uma sequência operacional. Ver qual operação será feita primeiro, qual vem depois e qual a sequência seguinte; desta maneira evitamos qual a roupa fique indo e vindo dentro do processo de costura. Com a roupa só indo, a costureira de traz passa o serviço para a costureira da frente e quando isto não acontece alguém terá que distribuir o serviço(encarregada) não consegue fazê-lo direito, teremos constantemente costureiras paradas, esperando o serviço.

E quando um produto entra no lá out de outro?Aí a coisa se complica quem distribui o serviço (encarregada) não consegue fazê-lo direito, teremos constantemente costureiras paradas, esperando o serviço. Em alguns casos, para a encarregada não ficar louca são incorporadas à equipe auxiliares, para ajudar na distribuição do serviço. Como a maioria das confecções não muda o lay out, a produtividade cai, este é um problema muito comum. O segundo passo para se fazer um bom lay out e o balanceamento da alinha ou da célula. Balanceamento é o planejamento da distribuição do trabalho e para fazê-lo bem é necessário termos os tempos operacionais. As operações de uma roupa são variadas e é muito difícil que tenham o mesmo tempo operacional. Se os tempos de se fazer as operações são diferentes, a quantidade de peças produzidas em cada operação também é diferente, a quantidades de peças produzidas em cada operação também são diferentes. Se não há balanceamento, há amontoamento, ou seja, em algumas operações são produzidas muitas peças formando montes, em outras as costureiras ficam paradas sem serviço. Um bom balanceamento reduz a quantidade de pessoas necessárias à produção ou aumenta a quantidade de peças produzidas.

Como já vimos fazer um lay out não fácil. É preciso ter os tempos e sequências operacionais, a quantidades de máquinas, mas a maioria das empresas não usam estas ferramentas.

Mas existem alternativas:

Primeiro: se sua empresa produz só um tipo de produto, pode-se contratar um especialista em fazer lay out adequado a ele, depois é só seguir. Se o produto mudar? O rendimento cairá, como já vimos.

Se você faz alguns produtos constantemente (os mesmos), um especialista pode fazer um lay out médio, com a mistura de todos os produtos, mas quando a produção os os produtos mudarem, kabum!!!Teremos que fazer tudo de novo.

E se você trabalha com modinha, com produtos variados em pequenas quantidades? Nem que você contrate uma equipe de bons profissionais irá conseguir mudar 3, 4,5 vezes lay out ao dia o lay out para obter uma boa produtividade.

Para conseguir um bom resultado, só implantando um sistema produtivo flexível (raro, existem pouquíssimos, o CAPTO é um deles) ou um sistema com distribuição informatizado (algum é caríssimo).

Assim, se você achar a solução para o seu caso a encarregada vai ficar louca....

Para dar um beijo em você.

 

 

Exibições: 172

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço