Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quando iniciar o processo de internacionalização da sua empresa

A internacionalização e expansão de mercado surge da vontade de conhecer e conquistar novos lugares e pessoas. Ou seja, parte da essência do empreendedorismo. Como empreendedora, com bastante tempo de estrada e diversas experiências acumuladas, é natural a reflexão sobre o que deixaremos de legado e tudo o que construímos até aqui.

Quando estamos pensando em mercados externos, é preciso, antes de tudo, agir localmente independente dos sonhos estarem no âmbito global. Somente assim as coisas fluirão com naturalidade e, de fato, nossos serviços apresentarão um diferencial competitivo que faça sentido e que permita com que encontremos capilaridade para que continuemos desenvolvendo o negócios de maneira saudável.

Em 2018 conheci o programa Select USA, criado por ordem do Presidente Obama e pertencente ao Departamento de Comércio dos EUA para estimular, facilitar e acelerar o investimento das empresas nacionais e estrangeiras nos Estados Unidos.

O conhecimento desse programa nos rendeu a abertura de dois escritórios da agência no país, me mostrou que internacionalizar uma empresa de serviços não é uma tarefa fácil e que é preciso ter muito claro nossos diferenciais e como podemos influenciar positivamente na vida das pessoas. Dessa forma, fincamos pela primeira vez nossa bandeira fora do país.

O valor de reputação é outro ponto muito importante quando tratamos da internacionalização de uma empresa. Expandir as possibilidades de seus clientes e permitir uma entrega de alto nível de excelência em outros lugares do mundo, eleva seu prestígio e embeleza sua imagem perante os mais diversos públicos e mercados.

Neste ano chegamos ao Canadá. Partiu de um processo unificado muito seguro com o apoio do governo e consulado canadense, entendendo que a chegada da empresa poderia contribuir para o crescimento da economia local. Vemos muitas empresas que tentam ir sozinhas para novos mercados e acabam cometendo erros que colocam em risco todo o planejamento, desta forma, a participação e segurança trazida por esse apoio nos permitiu ter a certeza de estarmos no caminho certo, dando mais combustível para chegarmos ainda mais longe.

Apesar da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o processo de internacionalização das empresas brasileiras apresentou um avanço consistente. Segundo a pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, grande parte das empresas que já eram multinacionais aumentaram seus investimentos no mercado internacional, passando de um grau médio de internacionalização de 12,9% em 2006 para 23,1% em 2022. Além disso, empresas brasileiras estão presentes e atuam diretamente em 40,8% do globo. Ou seja, 89 países possuem sedes próprias ou franquias brasileiras.

Por fim, a dica que deixo para uma expansão internacional saudável é estudar, e muito. Somente assim será possível desenvolver um Business e Marketing Plan correto e assertivo para o seu momento. Procure as áreas de comércios dos países, atualmente elas estão bastante preparadas para dar todo o suporte e apresentar os melhores caminhos para um crescimento mútuo. Para finalizar, nunca pare de sonhar, acreditar e lutar.

Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo

Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

https://www.cnnbrasil.com.br/opiniao/saiba-quando-iniciar-o-process...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço