Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rússia atrai empresas calçadistas do Brasil

A população gira em torno dos 142 milhões, o consumo total de calçados chega a 228 milhões de pares, sendo que desses, quase 187 milhões tem origem estrangeira. Esses são alguns dos dados que chamam a atenção dos brasileiros no mercado russo.

O país passou a fazer parte do rol de mercados prioritários do programa Brazilian Footwear em 2013 e, de lá pra cá, foi palco de ações de promoção comercial e de imagem de marcas verde-amarelas.

Apesar da crise econômica, empresas brasileiras apostam no mercado para inserção de suas marcas. - Foto: DR
Nesta semana, nove empresas desembarcaram no país do Leste Europeu a fim de encontrar compradores e formadores de opinião que possam auxiliar no processo de inserção das marcas no mercado.

Na programação, um seminário sobre a situação econômica do país e as particularidades culturais e negociais dos russos, um showroom, de 8 a 10 de junho, um serviço especializado de matchmaking e um Photocall – evento para a mídia especializada local.

A Rússia passa hoje por uma crise econômica, resultado de três sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia, em retaliação a anexação da Crimeia e atuação do país nos conflitos do leste da Ucrânia, e agravada pela queda do preço do petróleo, que gerou uma instabilidade no Rublo.

“Apesar desse cenário, a expectativa, de acordo com o Banco Mundial, é de que a Rússia tenha um crescimento de 2,7% no PIB em 2015 e de 0,7% em 2016”, declara Almir Américo, da Apex Brasil-Moscou.

Anastasia Nazarenko, analista da Lighthouse consultoria, compartilha do otimismo. “'É muito importante vermos as empresas brasileiras insistindo no mercado com estratégias de longo prazo. A Rússia já passou por graves crises econômicas, como a de 1999, mas em poucos meses se recupera”, conta.

O Brasil representa apenas 0,8% do total de calçados importados pelo país, o que demonstra uma grande oportunidade de crescimento. Anastasia aponta também para o crescimento de regiões afastadas de Moscou, que ainda podem ser consideradas para a expansão das vendas verde-amarelas para o mercado.

Um fator importante para a balança comercial brasileira é o valor médio por par do calçado exportado para o País. Enquanto a média geral nacional gira em torno de U$ 8 por par, o valor médio dos pares exportados para a Rússia alcança U$ 24,60. Isso se deve a um grande interesse dos consumidores russos por calçados de couro e alto valor agregado, mesmo que em meio a recessão econômica.

"Os consumidores russos estão mais racionais, considerando mais a questão do custo/benefício. O conforto também passou a ser uma questão mais relevante para os consumidores”, explica Anastasia.

Oleg Shvedok, distribuidor da marca Itapuã e de outras marcas brasileiras, explica que o ponto forte do calçado nacional está nas coleções de verão, que na Rússia é muito curto.

“As marcas brasileiras devem olhar para outras regiões do país, especialmente as que ficam mais ao sul, onde o verão é mais longo”. Segundo Shvedok, o Brasil tem uma ótima reputação como produtor mundial de calçados.

Participam da Missão Rússia 20 marcas: Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Sapatoterapia, Democrata, Cristófoli, Dumond, Lilly’s Closet, Ortopé, Itapuã, New Face, It Sandal, Kildare e Amazonas Sandals.

Photocall
O PhotocallI é um evento preparado para a imprensa local com o objetivo de apresentar as marcas para o mercado. Durante o primeiro dia de showroom, jornalistas passaram pela exposição brasileira fotografando as coleções e trabalhando em montagens de roupas e calçados com modelos femininas e modelo masculino.

“É muito importante que possamos trabalhar promoção de imagem em paralelo a promoção comercial. Queremos que o Brasil entre no mercado com marcas fortes e que elas possam se consolidar como top of mind no pensamento do consumidor local”, destaca Roberta Ramos, coordenadora da Unidade de Promoção de Imagem da Abicalçados.

Matchmaking
Para os três dias de showroom, foi contratado um serviço de matchmaking que consiste em encontrar no mercado local os compradores ideais para cada tipo de produto ofertado pelo Brasil. Quando um comprador se interessa por uma marca, é feito um agendamento e os encontros acontecem durante a Missão.

“O matchmaking na Rússia tem apresentado ótimos resultados e estamos confiantes de que nesta edição do evento não será diferente”, projeta Ruísa Scheffel, analista da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados.

O Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de promoção das exportações brasileiras de calçados. Ele é resultado da parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Programa trabalha há 15 anos pelo crescimento da indústria calçadista nacional através dos negócios internacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Abicalçados

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço