Com um olhar atento, tinta e tecido, há mais de dez anos o coletivo de artistas alemães Raubdruckerin transforma texturas urbanas em estampas. Isso mesmo: tampas de bueiros, grelhas, placas e outras superfícies da paisagem do dia a dia servem de molde para ilustrar peças do vestuário.
A ideia surgiu em 2006, em Portugal. Estimular a percepção da relação com o entorno, refinar as rotinas cotidianas, além de se abrir à beleza escondida no inesperado, foram as principais motivações para começar. Desde então, a intenção é explorar as superfícies das cidades à procura de detalhes aparentemente insignificantes e ressignificá-los com a ajuda da moda.
Para o grupo, o processo de converter um detalhe da cidade em uma imagem, exibida no peito de alguém, pode ser considerado como arte de rua invertida. “Raubdruckerin é uma palavra usada pelos alemães para definir algo que foi editado de forma pirateada, um reprint não autorizado de um original”, explica Emma France, fundadora do projeto.
Para validar ainda mais a proposta, as peças são geralmente criadas ao ar livre, no local original do item. A produção é simples e cada peça é impressa à mão. Com ajuda de um rolo comum, aplica-se tinta atóxica sobre o relevo escolhido. Logo após, o tecido é pressionado contra a superfície revestida com a tinta, transferindo o padrão gráfico integralmente.
O fato deste tipo de impressão têxtil ocorrer no espaço público cria situações que nunca aconteceriam na impressão e fabricação de têxteis convencionais. Ele permite que os passantes se tornem parte do processo à medida que ele evolui, criando possibilidades de comunicação, trocas e resultados com muita espontaneidade.
E não é que assim eles conseguem imprimir o real urban style?
Atualmente, a coleção de produtos à venda na loja online conta com mais de 20 objetos ilustrados. Berlim, sede oficial do coletivo, é o local de onde vem a maioria dos prints, mas é possível descobrir desenhos de várias cidades, incluindo Amsterdã, Lisboa e Paris.
http://lunelli.com.br/blog/raubdruckerin-texturas-urbanas-transform...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI