Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Receita apreende tecidos, produtos e pneus contrabandeados

Receita apreende tecidos, produtos e pneus contrabandeados

Fonte: InterFace

Nos últimos sete dias a Receita Federal do Brasil divulgou a apreensão de uma grande variedade de mercadorias falsificadas e contrabandeadas. Chama atenção o fato desses itens chegarem por todas as regiões do País, seja fronteira por terra, seja pelos portos.

Em Suape (Pernambuco), a Receita apreendeu tecidos e 241 guarda-chuvas com estampas de personagens infantis. Todos têm fortes indícios de falsificação. As duas toneladas de tecidos tinham imagens dos personagens Ben 10, Mickey e Pato Donald. Já os guarda-chuvas traziam desenhos muito semelhantes à Hello Kitty.  O material é avaliado em R$ 70 mil.

Segundo a Receita, se comprovada a falsificação as mercadorias serão retidas e o importadores podem responder criminalmente pelo uso indevido da marca. Na nota enviada à imprensa, o órgão destaca ainda que esse tipo de produto, além de prejudicar as empresas que pagam os impostos, não têm qualquer controle de qualidade e podem conter elementos químicos tóxicos à saúde.

Já em Manaus, capital do estado do Amazonas, a Polícia Militar deu suporte aos fiscais da Receita que apreenderam mercadorias contrabandeadas em lojas instaladas no Centro da Cidade. Entre os principais itens confiscados estão telefones celulares, máquinas fotográficas, bolas de futebol, calçados, roupas e bolsas femininas, muitos deles imitando grandes marcas como Sony, Apple e Hugo Boss. O valor estimado da soma das mercadorias é de R$ 250 mil.

Mais ao Sul do Brasil, em Guaíra (Paraná), servidores da Receita apreenderam três veículos carregados com 70 pneus de origem estrangeira. Os produtos são fruto de contrabando e seriam vendidos no comércio local a "preço de banana".

A Receita informa que procura agir de forma implacável para combater a concorrência desleal e para proteger os empregos e a saúde dos brasileiros, já que muitos desses produtos colocam em risco a integridade física das crianças, como no caso dos tecidos falsificados, e de todos que trafegam pelo País (pela comum apreensão de pneus contrabandeados e na maior parte das vezes "carecas").

Com informações da Receita, do Jornal do Commercio e do D24AM.

 

Exibições: 46

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço