Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Kim+Kardashian+Pajamas+Intimates+Robe+qyLgSw0AKd8xO item básico do perímetro do quarto exigiu protagonismo nas ruas e, depois de ser usado por nomes como Gigi Hadid, Kim Kardashian, Rihanna ou Chrissy Teigen, o robe conseguiu o papel principal nesta estação quente.

Apesar das oscilações na terminologia, a bedroomwear, loungewear (ver Sentir-se em casa) ou nightwear nunca ocupou tanto espaço nos portais de moda como nas últimas temporadas (ver Noite e dia).

robe1

A roupa de noite, habitualmente confinada ao cenário do quarto ou às quatro paredes de casa, está nas ruas e nas galerias de estilo ao lado das mais clássicas peças ou dos coordenados-assinatura do streetwear.

Depois da lingerie e dos pijamas, o tempo de antena pertence ao robe. As coordenadas para esta estação poderão ter sido deixadas pela primavera-verão da Balenciaga e respetivo ambiente noturno. Os pijamas e os vestidos de noite em pérola tomaram conta da passerelle de Alexander Wang (última coleção do designer enquanto diretor criativo) e assumiram-se como a evolução natural da roupa de noite, que agora conhece a luz do dia.

Mas, se a tendência dos pijamas começou com Coco Chanel, a introdução dos robes nas ruas remete para a figura de Ginger Rogers no musical de 1935 “Top Hat” ou Marlene Dietrich numa fotografia tirada nos finais dos anos 1940. Em 2016, o robe afasta-se, porém, destas memórias retro e aproxima-se de uma abordagem streetwear. Rihanna é, nesta nova vida da peça, um exemplo a seguir.

robe2A cantora usa robes combinados com calções curtos ou vestidos de noite, visitados por acessórios como chapéus e sapatilhas. A modelo Chrissy Teigen, por sua vez, prefere uma atitude mais descomprometida e clean, combinando-o com jeans rasgados e um top básico. E, ainda que a maioria dos designs atuais do robe o aproxime de uma gabardine, a distinção é conseguida pelo seu comprimento e linhas soltas.

Uma outra alternativa à tendência surge pelo contributo de Kim Kardashian. A mulher do rapper Kanye West recorre ao robe como parte integrante dos seus looks monocromáticos. A modelo Gigi Hadid é, também, fã desta expressão da peça e junta-lhe calças em couro no mesmo tom e saltos altos.

Já nas passerelles para a primavera-verão 2016, a Calvin Klein apresentou uma alternativa em camada de pegada casual e na Dries van Noten houve notas boémias, em franjas artísticas e chiques. Há ainda opções mais acessíveis no retalho, entre a Cos e as suspeitas do costume – Zara, H&M ou Topshop.


Fonte: The Guardian

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 102

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço