Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|.fatorestilo.com|


Na semana passada, o Fator Estilo contou para você sobre o jeans que promete um verdadeiro efeito “spa”, combatendo até mesmo a celulite. Dessa vez, a tecnologia avançou ainda mais.

Pesquisadores da Universidade de Concordia, no Canadá, e da Universidade de Londres, na Inglaterra, criaram uma roupa com uma promessa maior ainda: a qualidade de vida do usuário, aliviando as tensões do dia a dia.

Tal proeza é possível porque, de acordo com os pesquisadores, as roupas combinam inovação com têxteis interativos, partindo da ideia de que é possível arquivar a vida da pessoa para lhe oferecer uma nova forma de ativar a memória.

Funciona assim: alterações corporais, como os batimentos cardíacos, temperatura, freqüência respiratória e resposta galvânica da pele (transpiração) são medidas através de dispositivos multimídia e sensores que as peças possuem. Uma vez que essas alterações são detectadas, os sensores disparam conteúdos reconfortantes, aliviando a tensão do indivíduo.


O nome da linha desenvolvido pelo Hexagram (instituto de pesquisa em arte eletrônica e tecnologia da Universidade de Concordia) é sugestivo: “wearable absence”, “vazio para vestir” em tradução livre. A linha inclui casaco, jaqueta, vestidos e agasalhos.

O casaco é uma das peças mais “completas” na tecnologia detectora de emoções: ele projeta fotos, textos, arquivos sonoros e vídeos que são armazenados em um banco de dados pelo próprio dono da roupa. Músicas e mensagens de voz são emitidas em alto-falantes acoplados no capuz ou nos ombros; já os textos são apresentados por sistema de LEDs que está no tecido. Todas as informações ficam em um smartphone alojado no bolso do casaco, o que significa que para funcionar o tecido inteligente precisa de bateria. Já o vestido é mais simples: ele responde à luz do ambiente, mudando conforme o que o usuário sente.

Por enquanto, nenhumas das tecnologias desenvolvidas serão comercializadas. A confecção do tecido inteligente ainda é um processo trabalhoso e demorado – algo em torno de 100 horas de trabalho manual

Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço