Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Saiba qual melhor e o pior mês para o varejo brasileiro

 Saiba qual melhor e o pior mês para o varejo brasileiro

Por InfoMoney  

SÃO PAULO - Um levantamento realizado pela Serasa Experian revelou que dezembro é o melhor mês para os lojistas. Neste período, a atividade do comércio fica 23,8% acima da média mensal. Para chegar a esta conclusão, a pesquisa analisou os últimos 14 anos.

Entre os segmentos, o mais aquecido em dezembro é o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que registra 63,7% a mais em movimentação. Em seguida aparecem móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, com alta de 36,8%, e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que tem fluxo 20,3% superior.

Pior mês

Em contrapartida, fevereiro costuma ser o pior mês para o varejo brasileiro, com queda de 10,5% da atividade. O setor que mais puxa o segundo mês do ano para baixo é o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que registra no mês declínio de 30%, em relação à sua média mensal histórica.

Os economistas da Serasa Experian explicam o menor número de dias úteis, considerando ainda o Carnaval, que geralmente cai em fevereiro, ajuda a fazer do segundo mês do ano o mais fraco. O acúmulo de contas típicas de começo do ano, como IPVA, IPTU, material escolar, entre outras, também colaboram.

Comportamento

O estudo apontou ainda que os altos e baixos desse movimento também se justificam pelo comportamento das famílias durante o ano. Entre julho e novembro as lojas de materiais de construção registram atividade acima da sua média mensal histórica.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as reformas são mais comuns no segundo semestre porque, entre outros fatores, o orçamento está menos comprometido com as despesas, que já foram pagas no começo do ano, além da preocupação de deixar a casa mais

bonita para receber os familiares e amigos no fim de ano. As condições climáticas (menor incidência de chuvas no período) também favorecem essa demanda superior.

Da mesma forma, as vendas de carros, motos e peças ficam acima da média a partir de julho, mantendo desta maneira até dezembro. O mesmo acontece com o setor de combustíveis e lubrificantes. Para ambos os segmentos, agosto é o mês mais forte, com movimentações de 6,6% em veículos e 3,4% em combustíveis e lubrificantes, acima das respectivas médias mensais.

Exibições: 54

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço