Um desafio nosso aos líderes sindicais
Conforme vão se aproximando as eleições, aumenta a preocupação dos sindicalistas em promover benesses para os trabalhadores, cuja prova de gratidão espera-se receber em forma de votos. Sabemos que isso é muito ruim para o Brasil. Mas quem disse que eles estão preocupados com o país? Se estivessem, teriam aliviado as leis trabalhistas e não as agravado cada vez mais, até desindustrializar nosso país. Um dia destes, conversando com um velho amigo, um conceituado delegado de polícia, perguntei-lhe o porquê de sua família ter encerrado algumas atividades empresariais que tinham iniciado anos atrás. Ele simplesmente me respondeu: “Giuseppe, neste país, com as leis trabalhistas que temos, é proibido criar empregos”. Aí eu me faço uma pergunta: por que temos de ser dirigidos por ignorantes e não por pessoas que entendam dos assuntos de que elas tratam? Por exemplo: se uma pessoa não tiver carteira de habilitação, como pode ditar normas de direção para um motorista já experiente? Ora, quando um sindicalista se propõe a impor procedimentos e obrigações a um empresário, ele deve ter condições de mostrar ao empresariado brasileiro que aquilo é possível. Então, sugiro uma coisa. Pressupondo que a atividade sindical é uma dedicação de quem tem uma grande vocação para a causa social, eu proponho: que tal se nenhum líder sindical recebesse remuneração do sindicato, destinando a arrecadação milionária que o sindicato recebe de seus associados exclusivamente à criação (e não à sustentação) de sucessivas empresas com a mesma atividade de seu setor? Aí sim, a partir de uma dessas empresas fundada e administrada por líderes sindicais, eles passariam a receber belos honorários mensais, na qualidade de diretores. Vejam o quanto seria bom para os trabalhadores do setor que eles defendem:
Se você, líder sindicalista, não tiver essa capacidade, me desculpe, não pode liderar um sindicato, e menos ainda seguir uma carreira política.
Se o líder sindicalista tiver sucesso nessa empreitada, aí sim terá demonstrado a todos (e a mim) que, além de ser um competente sindicalista, tem capacidade para uma carreira política e para se candidatar até a presidente da República (sem precisar cortar nenhum dedo).
* Reprodução liberada*
Cav. Giuseppe Tropi Somma é empresário, membro da Abramaco e presidente do Grupo Cavemac.
giuseppe@cavemac.com.br
http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/26/materia/opiniao.html
Comentar
Sr Giuseppe...como está??
parabéns pela exposição!!! fantástica!!!!!como sempre muito precisa e com grande fundamento!!!
a) com o advento de ""sindicatos"", que na minha opinião são meras parasitas, portanto inúteis para o Brasil.
b) nao se focam em deveres de um trabalhador, mas sim apenas em ""arrancar"" às custas de greves, e outros tipo de pressão, até o ultimo tostão da empresa, sem preocupar-se que a empresa tem seu objetivo social, não pensam em futuro , são irresponsáveis, Nao se preocupam com o passivo trabalhista, como tb a empresa deve manter um cx reserva para 13º , férias, investimentos etc..etc... e outros gastos pertinentes.
c) sindicatos deveriam sim, é procurar desenvolver a parte social dos empregados, e isto significa bater contra o governo nestas importações a esmo que está sendo praticada e aniquilando nossas industrias!! neste momento é a hora do sindicato fazer de tudo, para preservação de empregos...participar ativamente para o bloqueio de importações, mesmo que seja parcial. A economia está travada e o que os sindicatos fazem para ajudar a mudar???? estão com rabo preso junto ao PT !!!!lhe pergunto : qtos sindicatos de trabalhadores, tem feito algo de real????
e) a força de sindicato é grande, porém nenhum trabalhador corre atrás do sindicato pensando e participando para combater um pouco as importações e nossa economia!!! digo isto, pois qdo tive que demitir colaboradores, eu fui atrás de sindicato e cobrei pelo fato de nada fazerem a este respeito. Alias a regional sul da federaçao de Minas Gerais ainda me questionou que era apenas eu que estava com problemas!!! caramba...e temos na região a unifi e sinterama, de maior projeção.
f) portanto veja que nao é apenas sindicato, e sim pela federaçao ind - polo sul de Minas....não sei em outros locais
g) a verdade, é que todos ganham $$$ e muito!!!portanto não há interesse algum em dar rumos diferentes à nossa realidade!!!! quer queira ou nao, o $$$ vem todo mês, independente de nossa economia!!!
h) o sindicato de trabalhadores, ao invés de trabalhar em conjunto com os empresários, muito pelo contrário, trabalham contra!!! com união acredito que poderíamos até mudar o rumo da história!!
i) infelizmente, um líder sindical, não perde """apenas o dedo"" ...ganha indenização que é justa...trabalha apenas 12 anos????, torna-se líder sindical, inicia uma série de greves( gerando apenas prejuízos- caso da Níquel Tocantins do grupo Votorantin , dentre outras inúmeras empresas ),torna-se o maior corrupto da história do Brasil aliado à sua gangue, e ainda se acha atualmente o rei da cocada!!!!!e com apoio de uma grande parcela da população!!!! é uma situação inaceitável,e nojenta demais!!!!mas é o que o povo quer....vamos continuar na política de pão e circo!!!
abç/adalberto 19 99764 7960
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI