Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI de Blumenau monitora qualidade de 15 laboratórios no país

Fonte:|revistafatorbrasil.com.br|

Programa de Ensaios de Proficiência em efluentes industriais terá inicio no dia 27 de julho (segunda-feira).

Florianópolis- O SENAI de Blumenau inicia na próxima segunda-feira, dia 27, sua atuação como Provedor de Ensaios de Proficiência (PEP), uma forma de monitoramento da qualidade de laboratórios de efluentes industriais. Desta forma, o Laboratório Águas e Efluentes (Lanae) se torna referência nacional em efluentes industriais. Serão atendidos 15 laboratórios de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, de propriedade das indústrias ou prestadores de serviços.

Para realizar o monitoramento, o Lanae fará a homogeneização, estabilização e distribuirá as amostras aos laboratórios clientes, que, depois de 15 dias, devolvem os resultados para serem analisados pelo SENAI/SC. Com a participação na rodada, os laboratórios asseguram que os resultados alcançados estão em conformidade com os dos demais. Nos casos de não-conformidade, eles podem adotar medidas corretivas. Nesta primeira rodada que o SENAI de Blumenau monitora, serão analisados os parâmetros de demanda química de oxigênio (DQO), fósforo total e nitrogênio amoniacal.

Para que seus laboratórios sejam Provedores de Ensaios de Proficiência, o SENAI/SC é habilitado pela Anvisa e pelo ISO Guia 43 (que trata de organização de um provedor de ensaios de proficiência) e pela ISO 17025 (sistema de gestão de qualidade dos laboratórios). Os laboratórios de alimentos, de Chapecó, foram os primeiros a alcançar o status, em 2002, e realizam atualmente duas rodadas por mês, com uma média de 30 participantes. No total, o SENAI de Chapecó atende em torno de 150 laboratórios com este serviço. No primeiro semestre de 2009, o SENAI de Chapecó realizou a primeira rodada internacional, envolvendo 46 laboratórios de 11 países

Exibições: 80

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço