Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Senai deve ter centro de formação profissional na Bolívia

Fonte:|msnoticias.com.br|

Por meio da área de relações internacionais do Senai Nacional, o departamento regional da entidade em Mato Grosso do Sul acertou cooperação técnica com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para a implantação de um centro de formação profissional na cidade boliviana de El Alto, que fica na região metropolitana de La Paz e concentra uma grande densidade populacional. De acordo com o diretor-regional do Senai no Estado, Jaime Verruck, o espaço vai qualificar a mão-de-obra para atender a demanda das indústrias concentradas na capital da Bolívia com cursos gratuitos nas áreas têxtil, construção civil e eletromecânica.

As indústrias localizadas na região metropolitana de La Paz enfrentam uma carência de trabalhadores qualificados e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil definiu com o Governo da Bolívia a construção do Centro de Formação Profissional Brasil-Bolívia, que ficará sob a coordenação do Senai de Mato Grosso do Sul e ainda contará com a participação do Senai de Mato Grosso. “O gerente da Área de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai do Estado, Jesner Escandolhero, e o gerente do Senai de Corumbá, Marcos Costa, já foram à Bolívia analisar o local para a implantação do centro de formação profissional e agora será elaborado um projeto para entregar ao Ministério das Relações Exteriores”, explicou Jaime Verruck.

Jesner Escandolhero, que foi até a cidade boliviana de El Alto, conheceu de perto o local onde será construído o Centro de Formação Profissional Brasil-Bolívia. “O Governo da Bolívia reservou o espaço de uma fábrica de vidro desativada e que será reformada pelo Governo do Brasil para abrigar o centro de formação profissional. No início das atividades do local, vamos oferecer cursos gratuitos nas áreas têxtil, de construção civil e eletromecânica, sendo que no futuro abriremos outros cursos de qualificação”, informou, acrescentando que as obras de reforma da fábrica para abrigar o centro de formação ficarão a cargo do Governo Federal.

Internacionalização

A construção do centro de formação profissional na Bolívia integra o projeto do Senai Nacional de ampliar sua atuação em projetos internacionais a partir deste ano como parte da política exterior brasileira de aumentar a aproximação com as nações amigas. “A cooperação oferecida pelo departamento nacional é fundamental, pois abre oportunidades para que entidade apresente novas demandas na área internacional”, disse o diretor-regional do Senai no Estado.

O gerente-executivo da área de relações internacionais do Senai Nacional, Frederico Lamego, apresentou ao departamento regional as oportunidades de cooperação que a entidade pode trazer para o Estado para ampliar a atuação em projetos no exterior. "Há um interesse crescente de instituições latino-americanas em desenvolver projetos conjuntos de forma direta com o Senai e também é crescente a demanda de empresas brasileiras por formação profissional no exterior", disse, acrescentando que o departamento nacional busca por novas competências em temas de caráter inovador e transversais e, para isso, precisa do envolvimento dos departamentos regionais.

Frederico Lamego também mostrou alguns projetos que já foram firmados com parceiros internacionais e que podem vir agregar valor na atuação do Senai de Mato Grosso do Sul. Ele ainda acrescenta que o departamento regional já solicitou a vinda para o Estado de peritos internacionais da França, a partir de 2010, com a intenção de repassar tecnologias no segmento de carnes. "Nós vamos fazer essa experiência aqui em Mato Grosso do Sul", garantiu, reforçando que também serão ampliadas as ações do Senai na área de eficiência energética com o apoio da Alemanha e na área de logística com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Já o diretor-regional do Senai pontua que, em função da apresentação das ofertas da Área de Relações Internacionais do Senai Nacional, vai de imediato aderir ao Programa de Logística, que conta com a participação do Senai da Bahia e tecnologia da Alemanha. "Nós já temos um projeto semelhante e entendemos que a questão logística é uma deficiência da indústria local. Por isso, vamos fazer a adesão, já que só resta uma vaga disponível e esperamos ser contemplados nesse projeto", disse.

Jaime Verruck explica que outro projeto que o Senai do Estado desenvolve, mas que pretende aderir é o de Eficiência Energética, já que em Mato Grosso do Sul foram entregou 42 relatórios de diagnósticos energéticos. "O Senai Nacional tem um projeto para capacitar os técnicos da entidade nos Estados em eficiência energética e isso nos interessa", evidenciou, finalizando que há outros projetos que podem ser desenvolvidos com Paraguai, Bolívia e até outros países que serão apresentados à Área de Relações Internacionais do Senai Nacional.

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço