Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

DE PORTUGAL - Seis fábricas têxteis fundem-se e salvam 345 empregos

Fonte:|economico.sapo.pt|

Seis unidades fabris do distrito de Leiria vão fundir-se para preservar 345 postos de trabalho, através da criação de uma nova empresa, que será formalizada dentro de uma semana.

"A B4F vai ser fundada por três fábricas centenárias de produção de tecidos, V. Fino, Barros e Fereleiros, cujos proprietários têm participação nas outras três, e pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), com um capital social de um milhão de euros", revelou Manuel Fareleiro Arnaut, administrador da Fareleiros, à "Lusa".

O mesmo empresário adiantou que estas empresas entraram em crise a partir de 2003, devido a diversas contingências, nomeadamente a quebra do consumo e os salários em atraso, tendo as várias tentativas de as viabilizar se revelado "insuficientes".

De acordo com o administrador da Fareleiros, "as empresas passam a ter dimensão através desta estrutura, permitindo-lhes cooperação comercial", tendo salientado a recente presença conjunta em feiras internacionais.

O empresário explicou que a participação do IAPMEI foi um "factor decisivo" para avançar com o processo, que teve início em Janeiro, assim como a realização de estudos económicos que apontavam para a viabilização das unidades, destacando ainda o "empenho e diálogo" do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro.

Fátima Carvalho, responsável do sindicato, considera a constituição da empresa "como uma luz ao fundo do túnel" para os trabalhadores e "um projecto exemplar no país".

Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço