O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança nesta sexta-feira (25) o Programa de IA Industrial, uma iniciativa nacional que une diagnóstico, formação e aplicação prática de IA para acelerar a transformação digital da indústria brasileira. Com foco tanto em trabalhadores quanto em empresas, o programa estrutura trilhas formativas personalizadas, adaptadas ao nível de maturidade tecnológica de cada participante.
A jornada começa com uma imersão presencial para lideranças industriais, onde terão contato, na prática, com tecnologias transformadoras e debaterão sobre barreiras reais à adoção da IA. A partir daí, as empresas passam por um diagnóstico gratuito de prontidão tecnológica, que orienta a elaboração de um plano de ação personalizado. As soluções podem incluir desde cursos de qualificação e de pós-graduação até consultorias especializadas e programas de residência, com desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) aplicadas ao contexto produtivo.
“Nosso compromisso é apoiar a indústria brasileira na incorporação da Inteligência Artificial aos processos produtivos, promovendo o aumento da produtividade e da competitividade. Ao mesmo tempo, queremos capacitar os trabalhadores para operar, adaptar e evoluir junto com essas tecnologias. É dessa forma que o SENAI contribui para uma transformação digital acessível, efetiva e sustentável no longo do tempo”, destaca o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal.
Casos reais mostram o impacto da IA na indústria. No Paraná, por exemplo, uma fábrica de chás conseguiu calibrar automaticamente suas máquinas de envasamento, reduzindo o desperdício de insumos. Já na agroindústria, a tecnologia tem sido usada para monitorar o desenvolvimento da soja talhão por talhão, otimizando a irrigação e o rendimento das colheitas. Esses são apenas alguns exemplos do potencial transformador da IA, impulsionados por parcerias entre o SENAI e o setor produtivo.
Para as empresas, o novo programa de IA Industrial do SENAI apresenta uma jornada personalizada, construída a partir do nível de maturidade tecnológica e das necessidades reais de cada organização. A trilha começa com uma experiência prática e se desdobra em ações formativas, consultivas e aplicadas:
Além disso, ao longo de toda a jornada, as empresas têm acesso ao HUB de IA do SENAI, uma rede de especialistas, boas práticas e casos de sucesso já implementados em indústrias de diferentes portes e segmentos em todo o Brasil.
Já os profissionais que desejam ingressar ou se especializar na área de Inteligência Artificial podem participar do programa, que oferece trilhas formativas adaptadas ao nível de conhecimento de cada pessoa, com opções gratuitas e pagas.
O que é gratuito? Os módulos introdutórios, a biblioteca de qualificação e a curadoria de ferramentas de IA para aplicação imediata.
Para se inscrever no Programa SENAI de IA Industrial, acesse o site oficial da instituição e selecione a opção para trabalhadores ou empresas. Preencha o formulário e aguarde o contato da equipe especializada. Eles vão avaliar o nível de conhecimento ou necessidade empresarial dos inscritos para indicar a melhor solução em IA.
Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.
Por: Giovanna Chmurzynski
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/senai-l...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI