Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudo revela que o corpo também pensa e demonstra efeitos das roupas nos processos cognitivos

A roupa pode ter bastante influência no nosso comportamento, são as conclusões de um estudo liderado por Adam Galinsky, da Kellogg School of Management, Northwestern University, no estado norte-americano do Illinois. Os cientistas demonstraram os efeitos do vestuário nos processos cognitivos, conta o "The New York Times".

Se uma pessoa usar a bata branca de um médico, a sua capacidade de atenção aumenta consideravelmente, o mesmo não sucedendo se for um casaco branco de pintor, idêntico ao do médico.

O simbolismo presente na roupa tem bastante influência. De acordo com o autor do estudo, não pensamos apenas com o cérebro, mas também com o corpo. Estes processos baseiam-se em experiências, nas quais se incluem também as roupas que usamos.

Galinsky disse que já há muito se sabe que "as roupas afetam a perceção dos outros sobre nós e também a perceção que temos de nós mesmos". Outros estudos revelam que mulheres que se vestem de forma mais masculina numa entrevista de emprego, são mais facilmente contratadas. No entanto, para o investigador, a questão é saber se o vestuário afeta e altera a aproximação e interação com o mundo.

Para validar esta teoria, foram feitas experiências, em que as roupas não variavam, mas o simbolismo era manipulado. Num dos testes, 74 estudantes usaram ao acaso uma das três opções: bata de médico, casaco de pintor ou simplesmente olhar para a bata de um médico.

Depois, tiveram de olhar para duas imagens semelhantes e descobrir as diferenças. Os que usaram a bata de medico, que era idêntica ao casaco de pintor, descobriram mais diferenças que os outros.

Galinsky concluiu que as roupas invadem corpo e cérebro, colocando quem as veste num estado psicológico distinto.

Fonte: http://visao.sapo.pt/sera-que-o-habito-faz-mesmo-o-monge=f657091#ix...

Exibições: 176

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço