Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SESI Lab inicia primeiro curso para profissionais da educação de 2024

O tema será "Museus e Educação: Percurso Eficiência Energética" e os encontros serão de 12 de março a 4 de abril, com carga horária total de 20 horas e emissão de certificado.

Os encontros da primeira turma, com inscrições já concluídas, ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de março, e 2 e 4 de abril

Você sabia que, além de todas as atividades culturais, artísticas e educativas de um museu, o SESI Lab também oferta cursos gratuitos para educadores?

Começa nesta terça-feira (12) a primeira edição de 2024 das capacitações para profissionais da educação. O tema de estreia dessa temporada é "Museus e Educação: Percurso Eficiência Energética". A formação é realizada pelo SESI Lab em parceria com o Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas (NECBio), da Universidade de Brasília (UnB). A intenção é explicar aos profissionais toda a dinâmica do museu para que eles estejam preparados para participar ativamente das visitas escolares que o espaço oferece a escolas públicas e privadas.

Além de apresentar o Programa Educativo do SESI Lab e de aprofundar o roteiro do Percurso Educativo de Eficiência Energética (entenda abaixo), serão abordados nesta primeira edição temas como: especificidades da educação museal, criação de estratégias de visita a museus e conexões entre museus e o ensino de ciências. O intuito é apresentar as diversas possibilidades de abordagem da temática, já disponíveis no museu, na grade curricular de alunos da educação infantil até o ensino médio.

O curso de formação é destinado a professores da rede pública e privada, educadores de instituições sociais e culturais governamentais e não governamentais, estudantes de graduação e de pós-graduação, e pessoas interessadas em geral. A carga horária total é de 20 horas e ao final é emitido certificado de curso de extensão pela UnB. Para receber o certificado é necessário pelo menos 75% de presença. A capacitação é totalmente gratuita.

Os encontros da primeira turma, com inscrições já concluídas, ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de março, e 2 e 4 de abril, sempre das 14h às 18h. Dúvidas sobre a dinâmica do curso podem ser enviadas para o e-mail educativo@sesilab.com.br.

Fique atento! As inscrições para a próxima turma serão abertas na primeira quinzena de abril. A temática será "Bioeconomia e Biodiversidade", mesmo tema norteador definido pela Superintendência de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI) para as ações educativas e culturais do museu em 2024.

Dinâmica do Percurso da Energia

A modalidade foi lançada em julho do ano passado, por meio de parceria firmada entre o museu e a Neoenergia. O intuito é atender 14 mil estudantes, no prazo de 24 meses, com atividades educativas relacionadas à temática energética. Os demais visitantes do SESI Lab também podem usar os dez aparatos interativos instalados na galeria de longa duração Fenômenos no Mundo, mas sem o caráter de visita educativa mediada. Atualmente, mais de 3 mil estudantes já foram contemplados.

Cada visita tem duração de aproximadamente 1h30, para um público com faixa etária a partir dos três anos de idade. As visitas educativas serão mediadas pela equipe de Educação do museu com roteiros customizados para alunos da educação infantil, ensino fundamental - anos iniciais e finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O próximo curso do SESI Lab para educadores será sobre bioeconomia e as inscrições vão abrir em abril

Conectar, protagonizar e criar a partir da cultura do aprendizado

Para além das diferenças, museus e centros de ciência têm o objetivo comum de tornar conhecimentos científicos e tecnológicos acessíveis para todos os públicos. O SESI Lab conecta arte, ciência e tecnologia com a vida cotidiana, da concepção do projeto à sua concretude. Desde a inauguração do museu, em novembro de 2022, mais de 74 mil pessoas participaram de mais de 1,5 mil atividades educativas e culturais. Mais de 40 mil estudantes foram atendidos em visitas educativas, sendo mais de 70% matriculados na rede pública de ensino.

Além das formações de 20 horas, o SESI Lab também realiza cafés com profissionais da educação, com edições mensais aos sábados e terças-feiras. O encontro é gratuito mediante a inscrição prévia e tem a seguinte dinâmica: após a recepção com um café da manhã ou da tarde, são apresentadas aos profissionais as potencialidades educativas do SESI Lab, seguida de uma visita educativa pelo espaço.

Por: Camila Vidal

Fotos: Bruna Araújo

Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sesi-lab/sesi-la...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço