Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sindicato lança campanha para corrigir distorções da tabela de IRPF

Sindicato lança campanha para corrigir distorções da tabela de IRPF

Por InfoMoney, InfoMoney

A campanha "Imposto Justo" apoia a aprovação de medidas que reajustam os valores das tabelas do IR para pessoas físicas


Sindicato lança campanha para corrigir distorções da tabela de IRPF

SÃO PAULO - Com o objetivo de corrigir distorções presentes na tabela do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e que esta acompanhe a evolução da renda anual dos trabalhadores, o Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) está promovendo a campanha “Imposto Justo”, que apoia a aprovação de medidas que reajustam os valores das tabelas do IR.

Segundo dados do Sindicato, hoje o trabalhador paga mais imposto sobre salário, devido essas distorções. “Quem ganhava até nove salários mínimos até 1996, era isento, ao contrário de hoje, que acima de dois salários e meio de rendimento, o contribuinte já precisa estar quite com o leão”, contou.

A campanha, lançada em maio, propõe o Projeto de Lei 6094/13 que visa, dentre outras coisas, reajustar os valores das tabelas progressivas mensais do IRPF, além de trabalhar pela aprovação da PEC (Projeto de Emenda à Constituição) 283/13, que institui a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) sobre jatinhos, helicópteros, lanchas e iates particulares.

O Sindicato lembra que, em 1996, quem ganhava até nove salários mínimos era isento do imposto. Passados 17 anos, o cidadão que ganha mais do que 2,52 salários mínimos já tem contas a prestar com o leão. “Essa diferença é causada por uma distorção na tabela do IRPF”, afirma o Sindicato. “Nas últimas duas décadas, o governo federal fez correções abaixo da inflação. Somadas, as correções chegam a 90%, mas comparando com o aumento de 190% da inflação no mesmo período percebe-se que a tabela está defasada em quase 60%.”

Se essa tabela fosse corrigida seguindo a variação inflacionária, continuou o Sindicato, o trabalhador brasileiro perceberia um rendimento líquido maior no final do mês. “Os assalariados, com maior poder de compra, aqueceriam a economia, aumentando o consumo.”

No Congresso

O projeto de lei e PEC já estão em tramitação no Congresso Nacional. O Sindifisco Nacional está coletando assinaturas da população para fazer pressão no Congresso e aprová-las, através do endereço eletrônico: http://www.impostojusto.org.br.

Exibições: 49

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço