Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o Administrador não está atento à formação do preço de venda.
A formação do preço de venda deve conter, além do tecnicismo, ousadia e ATENÇÃO AO MERCADO. De nada adianta ter o melhor método de apuração de custos se a torneira dos gastos fica aberta. Para um negócio ser rentável, a velha fórmula de se gastar menos do que se recebe é a base de tudo.
Se o seu modelo de custeio sugere um preço alto, fora da realidade do mercado, vale a pena concentrar esforços na revisão do seu negócio, pois o preço alto apenas está refletindo o desequilíbrio entre a estrutura produtiva, nível de produção e o lucro.
As afirmações abaixo, embora sejam de conhecimento de todos, não devem ser analisadas isoladamente e sempre nos ajudam a refletir.
- para se obter receitas tem que vender, se não tiver preço competitivo, não vende.
- para se obter resultado, tem que gastar menos do que se recebe.
- Para formar o preço justo, todas as despesas devem ser repassadas ao preço.
- Se todas as despesas forem repassadas ao preço, o mesmo fica competitivo?
É comum ouvir dizer que não dá mais para cortar gastos, ou já se cortou tudo o que tinha que cortar, etc....então como é que o concorrente consegue vender mais barato? (e sobreviver...)
Cortar gastos significa gastar melhor, comprar melhor, comprar com planejamento, comprar com poder de negociação, comprar o necessário, simplificar, desburocratizar, organizar, planejar, controlar e direcionar melhor as atividades, investir em melhorias contínuas e em sistemas de informações confiáveis, reduzir estoques, ter uma estrutura equilibrada ao volume de vendas, fazer certo da primeira vez. Alguma vez já se mediu o custo do retrabalho? Quanto custa a estrutura disponível para cuidar daquilo que não foi bem feito?
Cortar gastos significa olhar mais para frente do que para trás, arregaçar as mangas e não deixar o tempo passar.
Cortar gastos significa cobrar resultados de toda a sua equipe, inclusive você, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI