Sudeste e Sul querem compensação para perdas com a reforma tributária
SÃO PAULO – Os governadores do Sul e do Sudeste afirmaram, nesta quarta-feira (18), antes da reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que querem que o governo estabeleça medidas de compensação para os estados que perderão com a redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) no processo da reforma tributária.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que a reforma tributária deve ser neutra em relação à arrecadação, assim evitará grandes perdas para o estado. “Uma redução do ICMS interestadual prejudicaria principalmente os estados exportadores, como São Paulo, Amazonas e a Região Sul”, disse, segundo a Agência Brasil.
Guerra Fiscal
Já o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, se mostrou a favor do fim da guerra fiscal provocada por estados que oferecem incentivos fiscais. Para ele, a cobrança de ICMS interestadual para importações é ruim tanto para o emprego como para a indústria nacional.
A guerra fiscal também foi apontada pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Ele defendeu a criação de um fundo de compensação para os estados prejudicados pela reforma, mas reivindicou que as transferências sejam automáticas, sem que os governadores tenham de negociar com a União anualmente.
O governador do Paraná, Beto Richa, também pediu a criação de um sistema para compensar os estados mais ricos, enquanto o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, afirmou que o estado precisa de um prazo de transição de ao menos dez anos para a redução das alíquotas do ICMS interestadual.
“A redução da alíquota do ICMS não pode ser um movimento abrupto. Não dá para fazer em dois, três ou quatro anos”, finalizou Moreira.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI