Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

TAM também cogita aumento de tarifas

 

Fonte: Valor Econômico

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, admitiu hoje a possibilidade de aumento das tarifas aéreas para compensar — pelo menos parcialmente — a alta dos custos no primeiro semestre.

 “Uma recuperação tarifária deverá acontecer”, disse Bologna, no Aviation Day, evento que reúne autoridades e executivos da aviação civil, em Brasília. “O setor tomou um choque de custos”, resumiu o presidente da companhia.

 Bologna enumerou três fatores que têm pressionado as empresas aéreas desde o início do ano: a desvalorização do real, o aumento do querosene de aviação e o reajuste de tarifas do sistema de tráfego aéreo.

 A queda do real frente ao dólar foi classificada pelo executivo como “quase uma maxidesvalorização”. Ele disse que houve reajuste de até 150% nas tarifas de navegação aérea e de aproximação dos terminais, além de uma alta nos custos do combustível usado pelas aeronaves.

 “O que qualquer empresário ou setor faria é ter um ‘pass through’”, comentou Bologna. O repasse depende do “crescimento da economia” e da capacidade do consumidor de “suportar” aumentos de tarifas, mas o executivo manifestou otimismo com a possibilidade de uma taxa de expansão do PIB em torno de 4%, no fim do ano.

 Pela manhã, no mesmo evento, a Gol também havia adotado o mesmo raciocínio. “O setor não pode absorver, por longos períodos, um cenário como esse. É uma questão de tempo para se ver na posição inevitável de aumentar as tarifas”, disse o presidente da empresa, Paulo Kakinoff.

 

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço