Fonte:|diariodepernambuco.com.br|
Investimento // Unimetal vai produzir fios de poliéster e gerar de 1,2 mil empregos diretos e indiretos na Mata Norte de Pernambuco
Ogoverno do estado anuncia amanhã a chegada de uma fábrica de fios de poliéster para Timbaúba, na Mata Norte, a 100 quilômetros do Recife. Serão investidos R$ 57 milhões, com geração de 1,2 mil empregos, sendo 300 diretos e 900 indiretos. A previsão é a de que a fábrica comece a operar no fim de 2010, ocupando uma área de dez hectares às margens da BR-408.
A Unimetal vai produzir fios para aplicação na indústria automotiva (cintos de segurança, bancos, pneus) e outros segmentos, como o de exploração e produção de petróleo (cordas, cabos para amarração de plataformas), área naval (cordas e cabos para estaleiros e amarração de navios), transporte (tecidos para proteção de mercadorias), segurança (cordas, cabos e mangueiras de incêndios) e gráficas (banners e tecidos plastificados). A produção prevista é de 17 mil toneladas/ano, substituindo 40% das importações brasileiras.
A Unimetal chega atraída pelos insumos que serão produzidos pela PetroquímicaSuape, empreendimento que reúne uma planta de PET, outra de PTAe outra de polímeros e filamentos de poliéster (DTY, POY e FDY). O complexo está sendo erguido em Suape pela Petroquisa, subsidiária da Petrobras, num investimento de R$ 4 bilhões. A Petroquisa, aliás, tem participação acionária em duas empresas do grupo Universal, controlador da Unimetal - 40% na Petrocoque, calcinadora de coque verde de petróleo, e outros 40% na Coquepar, que além de calcinar também gera energia elétrica.
O grupo Universal está no mercado desde 1952 e, a Unimetal, desde 1984. A Unimetal especializou-se no beneficiamento de finos de coque verde de petróleo, com fábricas em Sorocaba (SP), Cosmópolis (SP) e Vespasiano (MG), esta última focada no armazenamento e na distribuição do coque verde de petróleo.
A expectativa é a de que a PetroquímicaSuape acabe atraindo outras empresas para o estado. O governo estaria negociando a vinda de mais três empresas desse segmento, duas delas com intenção de se instalar em Suape e a terceira no interior. (M.B.)
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI