Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tradição no Oriente, depilação com linha cresce no Brasil

Fonte:|br.noticias.yahoo.com|

Tradição no Oriente, depilação com linha cresce no Brasil


São Paulo, 10 (AE) - Uma linha de costura e muita habilidade. É o que basta para aplicar a técnica de depilação conhecida como "egípcia", indicada para pelos finos, como os do rosto. Sobrancelhas, buço e as penugens da lateral do rosto são removidos desde a raiz com a movimentação dos dedos das depiladoras, que trabalham com uma linha de 100% poliéster.

Virginia de Matos, do salão Depil K, em São Paulo, adotou a técnica após fazer um curso e diz que a procura tem aumentado. "Cerca de 95% dos pelos são retirados sem agredir a estrutura deles", afirma.

Originalmente, a técnica usava a boca para manipular a linha. O método foi aperfeiçoado e hoje a linha é enrolada no dedo, presa entre os polegares e indicadores, formando um X. À medida que os dedos se movimentam, a linha desliza pela pele, arrancando os pelos.

Há profissionais que trabalham de outra maneira: primeiro, dois fios contornam o pescoço da esteticista; depois, ela os prende nos dedos. Só então simula o movimento de X de forma a deixar um espaço no qual o pelo é encaixado e retirado.

Para a dermatologista Carla Vidal, o melhor método para depilação facial é o laser, uma vez que os demais, segundo ela, puxam os fios de forma agressiva. "A cera quente não é indicada para nenhuma região pois arranca a raiz do pelo, o que significa um trauma para a pele, que responde com flacidez e manchas. Já o laser provoca a morte da raiz e o pelo cai naturalmente, sem traumas."

Para ela, a depilação com linha também puxa os fios pela raiz, podendo levar aos mesmos problemas de pele. O laser tem uma contraindicação: o preço. Um buço com linha custa R$ 20, em média. A depilação a laser sai por volta de R$ 500.

Boxe:

Entrevista com Denise Monteiro, profissional do Salão Pedro Paulo, no Rio de Janeiro.

A depilação com linha pode ser aplicada em quais partes do corpo?

DENISE MONTEIRO - Ela pode ser feita em várias partes do corpo, mas quando aplicada nas sobrancelhas, buço, testa, bochechas, queixo, nariz e orelhas apresenta melhor resultado.

E na virilha, é possível usar esta técnica?

DENISE MONTEIRO - Pode-se depilar a virilha com esta técnica. O resultado é melhor com os pelos curtos, ao contrário da depilação tradicional.

É uma linha especial? É feita de quê?

DENISE MONTEIRO - Não tem algo de especial, é uma linha de costura 100% poliéster.

Qual o tempo de depilação de uma perna inteira com este método?

DENISE MONTEIRO - O tempo de duração de toda técnica depende da habilidade e prática da profissional. Na depilação com linha gira em torno de uma hora e uma hora e meia.

Que tipo de produto é aplicado na pele para este tipo de depilação?

DENISE MONTEIRO - Usa-se apenas soro fisiológico ou um adstringente para limpeza.

Há quanto tempo existe este método?

DENISE MONTEIRO - A depilação com linha é muito antiga. Ela é bastante usada em países como Iraque, China,Tailândia, Egito, entre outros. No Brasil, está sendo difundida há mais ou menos cinco anos.

Qual outro benefício da depilação com linha?

DENISE MONTEIRO - O atrito da linha com a pele, além de arrancar os pelos, elimina também células mortas que estão depositadas sobre a pele, realizando um tipo de esfoliação. Ao término da depilação, aplicar um creme ou óleo hidratante sobre a área trabalhada.

Exibições: 147

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço