Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

TRAMAS DO FUTURO | Diário Catarinense |

Experiências têxteis garantiram o frescor dos desfiles de primavera/verão do Fashion Rio e surgem como promessa de inovação na modaNem modelagem, nem comprimento, nem cor. As estrelas da recente edição do Fashion Rio, realizada entre 5 e 10 de junho, foram outras. Quando a moda apresentada na passarela chega à vitrine já no dia seguinte, a criatividade precisa instalar-se um passo atrás no desenvolvimento. Foi o que se viu em grande parte dos 29 desfiles no line up oficial, com estilistas apostando em experimentações têxteis e efeitos tecnológicos. Um deles foi o do pernambucano Melk Z-da. Ele utilizou organza, cetim e tafetá como base para criar novos efeitos.

– Todo mundo tem acesso ao mesmo tecido. Eu preciso modificá-lo para ter um tecido diferente – resume Melk, com franqueza.

A diretora geral da Tessuti, Roberta Variolatti, concorda:

– Os tecidos são velhos conhecidos, mas trabalhamos com texturas elaboradas para criar um diferencial.

Mesmo as tradicionais tramas artesanais ganharam novas leituras, com peças desenvolvidas a partir de fios inusitados, como rolotês de tricô industrial e de jeans. O denimwear, aliás, trouxe outras novidades, como as lavagens em degradé. Já Walter Rodrigues utilizou em seu jeans o efeito Butterfly, que promove mudanças na cor conforme a incidência de luz. O processo químico foi desenvolvido pela unidade têxtil da BASF, dentro do conceito Chemistry Design.

O resultado dessa experimentação toda, em geral ainda parece bastante conceitual. Em sua maioria, são peças caras tanto pela matéria-prima quanto pelo fato de ser em parte manufaturadas. Mas, com certeza, em poucas temporadas, as indústrias têxteis encontrarão meios de produzir similares em larga escala. Fechando, assim, o ciclo de popularização.

marcia.feijo@diario.com.br

diario.com.br

Leia mais sobre o Fashion Rio no blog O Básico

MÁRCIA FEIJÓ

Exibições: 49

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço