O secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Meziat, representará o ministro Miguel Jorge no lançamento oficial do Sistema Moda Brasil (SMB), em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (20/6), às 15h. A cerimônia será durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), evento de moda que está sendo realizado na capital paulista, de 17 a 23 de junho.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, o SMB funciona como um instrumento de articulação entre as cadeias produtivas relacionadas à moda - têxtil e de confecções; gemas, jóias e afins; e couro, calçados e artefatos. Dentre os objetivos do grupo estão: desenvolver projetos que beneficiem a indústria da moda; compartilhar e integrar informações e experiências; buscar soluções em conjunto para problemas comuns; incentivar o cooperativismo e associativismo e desenvolver a inteligência competitiva.
Comitê da Moda
Primeiramente criado como Comitê da Moda - em 5 de novembro do ano passado, pelo ministro Miguel Jorge - o SMB é uma das prioridades do segmento têxtil e de confecções da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de maio de 2008. O sistema também está inserido no Fórum de Competitividade, criado em 2000 e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC, a partir do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais.
Além do MDIC, integram o SMB os ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex-Brasil) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os representantes da iniciativa privada são: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), Instituto da Moda (Inmod) e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2109.7217 e 2109.7216
ascom@mdic.gov.br
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI