Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

www.institutomillenium.org.br/wp-content/uploads/2019/10/mundo-400x190.jpg" />

Nós brasileiros já nos habituamos com a frequente menção à inequidade social reinante em nosso país. Porém, raramente nos chegam comentários sobre esse tema a respeito dos países desenvolvidos. Pois bem, embora não nos sirva de consolo, o panorama nos Estados Unidos e parte da Europa tampouco é digno de elogios.

Há três décadas que trabalhadores americanos e europeus não vêm desfrutando adequadamente dos benefícios do crescimento econômico, em contraste com os trinta anos de expressivos ganhos após a Segunda Guerra Mundial. A análise das raízes desse fenômeno implica na elaboração de extenso livro, conforme vários economistas já o fizeram, tais como o espanhol Jan Eeckhout e os franceses Daniel Cohen e Thomas Piketty. Neste artigo limito-me apenas a citar uns poucos traços do quadro em questão.

Nas economias avançadas constata-se persistente distanciamento entre os níveis de renda e de patrimônio dos ofertantes de mão de obra e os níveis dos detentores de capital. Uma das explicações provém da perda de relevância, na composição da estrutura produtiva dos países, daquelas atividades mais demandantes de mão-de-obra, provocando assim o declínio no índice de oferta de empregos na economia como um todo.

Como consequência, a criação de emprego por unidade de bens e serviços produzidos passa a definhar, mesmo em períodos de crescimento econômico. Esse cenário enfraquece o poder de barganha dos baixos e médios assalariados, tornando fácil às empresas constranger os aumentos na remuneração de seus trabalhadores.

Essa realidade se exterioriza pela discrepância entre o incremento de produtividade da economia e o aumento dos salários, em detrimento dos assalariados. Tal comportamento acelerou-se com o enfraquecimento dos sindicatos, registrado a partir dos anos oitenta.

Em paralelo com o esmorecimento dos níveis médios de remuneração verifica-se, no interior da categoria de assalariados, radical desigualdade nos valores extremos pagos aos contratados. Isto é, além de a situação financeira média dos trabalhadores dos países ricos ter se deteriorado, também constata-se ampliação da diferença entre as baixas e as elevadas remunerações, gerando alargamento da disparidade de renda entre os assalariados.

Se o panorama descrito não for revertido pode-se antever três alternativas futuras nada animadoras:

a) a economia mundial cresceria intensamente apesar da inequidade social e, assim, a humanidade caminharia para um modelo ultra desvantajoso para as classes de menor renda;

b) os desprivilegiados partiriam para uma insurreição com desastrosas consequências;

c) os desprivilegiados não se insurgiriam mas a economia tenderia a um comportamento mediocre e, dessa forma, ricos e pobres sairiam perdendo.

Apesar dessas três alternativas danificarem o alcance da prosperidade internacional socialmente satisfatória, no momento atual parte da direita pouco se importa com o problema, enquanto que o centro e a esquerda não elaboraram propostas eficazes de solução.

Fonte: Reprodução



Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço