Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um mar infindável de lama. Ou: Meio bilhão em propina só da Petrobras

Se Dilma acredita em inferno astral, então é isso que ela está vivendo. Como eu não acredito, tampouco acho que o mar de lama em que o PT se afundou tenha algum elo com o alinhamento dos astros, só posso dizer que o PT está colhendo aquilo que plantou. Completa 35 anos de existência no auge de sua decadência ética e responsável por uma crise econômica de proporções assustadoras.

Comecemos por esse aspecto: crise hídrica, que no meu dicionário quer dizer seca; risco de apagão e racionamento de eletricidade, mesmo com tarifas subindo até 40% em um único ano; queda de atividade econômica e indústria na penúria, demitindo aos milhares; confiança dos investidores e consumidores em baixa histórica; o país passou a ter um enorme déficit nas contas correntes e também fiscal, colocando em risco o grau de investimento; a taxa de juros voltou a subir muito; e inflação galopante e bem acima do topo da elevada meta, como podemos ver no IPCA divulgado hoje:

IPCA acumulado em 12 meses. Fonte: Bloomberg

IPCA acumulado em 12 meses. Fonte: Bloomberg

Da economia, portanto, só tem notícia ruim. Mas não é “apenas” esse o grande problema do PT. Há também a corrupção, ou, para ser mais preciso, os escândalos infindáveis de esquemas montados pelo PT para surrupiar recursos públicos e financiar seu projeto totalitário de poder perpétuo. A Operação Lava-Jato traz novidade todo dia, e quase anestesiou os brasileiros de tanta podridão que vem à tona. O PT banalizou a corrupção.

O foco, até aqui, tem sido somente a Petrobras. Não é pouco, pois é a maior estatal do país. Mas é a ponta do iceberg, quando lembramos que existem dezenas de outras estatais, os fundos de pensão, os ministérios, etc. Segundo o delator Pedro Barusco, que era o braço-dreito de Renato Duque, que por sua vez era o homem do PT na empresa, o partido levou até US$ 200 milhões em dez anos. Atenção: isso significa, a preços atuais, mais de meio bilhão de reais!

É isso mesmo: o PT teria desviado, só de uma estatal, mais de R$ 500 milhões desde 2003. É uma montanha de dinheiro! E qual a reação do partido, por meio de seu presidente Rui Falcão? Bancar a vítima, claro! Falar em golpismo, em tentativa de “criminalizar o partido” na véspera de seu trigézimo-quinto aniversário. Eu poderia jurar que quem criminalizou o PT foram os próprios petistas criminosos…

Mas assim é o PT. Fala em “criminalização dos movimentos sociais” também, quando esses “movimentos sociais” ignoram as leis e cometem crimes. O PT é um partido que enaltece o crime. Eis o fato que precisa ser constatado. Basta ver como trata seus mensaleiros, seus criminosos, seus tesoureiros que administram esses esquemas de propina. O PT não é mais um partido, e sim um ajuntamento mafioso.

O jornalista Merval Pereira resumiu bem a situação em sua coluna de hoje: está tudo “fora de controle”. Merval começa apontando a contradição do partido, ao alegar, em nota oficial, que não recebe doações por fora”, sendo que sua defesa na época do mensalão foi justamente apelar para a desculpa de “caixa dois”, ou “dinheiro não contabilizado”, no eufemismo do então tesoureiro Delúbio Soares, repetindo que era o que “todos faziam”. Ou seja, o PT já é réu confesso quando se trata de dinheiro ilegal para campanha, e agora nega o que confessou antes.

Em seguida, Merval descreve parte dos escândalos recentes envolvendo o partido e a Petrobras, e conclui:

Os 35 anos de criação do PT serão festejados em Belo Horizonte num momento em que o partido chega ao fundo do poço em termos de credibilidade. Claro que Vacari e outros companheiros serão ovacionados, e provavelmente exortados pelo ex-presidente Lula a não baixarem a cabeça e não se envergonharem da atuação do partido. 

Mas nada apagará o fato de que o PT perdeu o controle do Congresso, perdeu o controle da economia e está perdendo o controle da maior estatal brasileira, a Petrobras.

Só discordo de Merval quando ele usa o verbo no gerúndio. Como assim, o PT “está perdendo o controle” da estatal? Já perdeu faz tempo! A empresa virou uma zona, uma bagunça acéfala, e Dilma demorou tempo demais para se livrar de Graça Foster e sua diretoria. Muitos ainda especularam que um nome de respeito seria escolhido para substituí-la, e as ações subiram por conta disso. Como se Dilma e o PT quisessem ou pudessem realmente colocar um executivo totalmente independente na empresa!

Hoje saiu o nome do escolhido, diretamente pela presidente Dilma: Aldemir Bendine, atual presidente do Banco do Brasil. Ou seja: um nome ligado ao PT! Um nome que não tem o peso da independência necessária para colocar ordem no caos. As ações, como resultado, já voltaram a cair de forma acelerada, retornando à tendência de longo prazo, que é de total destruição da Petrobras:

Petrobras PN. Fonte: Bloomberg

Petrobras PN. Fonte: Bloomberg

Eis o triste retrato do Brasil sob o PT, após 12 anos de incompetência, autoritarismo e corrupção: um país em crise por todos os lados, com uma economia patinando, com inflação descontrolada, com falta de água e eletricidade cada vez mais cara, com taxa de juros absurdamente alta, com a maior estatal do país sendo destruída bem diante de nossos olhos, com bilhões de reais desviados como se fossem trocado em Brasília.

E o que a população vai fazer diante disso tudo? Vai para às ruas protestar, sem mascarados vândalos, para mostrar sua indignação? Vai se mobilizar para exigir investigações independentes numa CPI e pressionar por um eventual impeachment? Nada disso. Vai para às ruas para curtir a folia do carnaval. O PT tem o povo que pediu a Deus, pois não é possível imaginar qualquer outro país mais sério aceitando com tanta passividade esse mar infindável de lama.

Rodrigo Constantino

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço