“Como a produção não está acompanhando, provavelmente o aumento da UCI está relacionada com as dificuldades e às incertezas no acesso à matéria-prima, com atraso nas entregas e preços elevados”, diz Marcelo Azevedo.
Estoques acima do esperado provocam frustação no empresário
Além disso, o índice de estoque efetivo em relação ao usual passou de 50,3 pontos para 50,6 pontos. Ao permanecer próximo dos 50 pontos, o índice mostra que os estoques seguem relativamente ajustados. “O nível de estoques começa a se afastar do planejado e isso mostra frustração dos empresários”, explica o economista.
A pesquisa também mostra que o otimismo está menos difundido. “As expectativas de compra de matérias-primas e de número de empregados apresentaram relativa estabilidade, mas as expectativas de demanda e de exportação apresentaram queda”, explica o economista.
Nos dados dessazonalizados, a produção industrial e o emprego industrial registraram recuo em abril de 2022 na comparação com março deste ano. De acordo com a pesquisa, o índice de evolução da produção ficou em 46,5 pontos, abaixo dos 50 pontos, linha divisória entre queda e crescimento da produção na comparação com o mês anterior. A queda na passagem de março para abril é usual e a queda de 2022 está dentro do padrão histórico, uma vez que a média histórica do índice também é de 46,5 pontos para o mês
Sim, nós somos multimídia!
O Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI