Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Variedade de algodão transgênico é aprovada pela CTNBio. Polêmica é a possível revisão de liberações já concedidas nos EUA

 

Uma nova variedade de algodão transgênico foi aprovada nesta quinta, dia 17, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A reunião, que foi a primeira do ano, tinha cinco itens para liberação comercial na pauta, mas apenas esse foi aprovado. O algodão TwinLink, da Bayer, possui três genes: dois com resistência a insetos e um com tolerância ao herbicida glufosinato de amônio. É a oitava liberação de algodão transgênico no país.

A vantagem é que ele vai dar para o agricultor a opção de escolha. Ele vai ter competitividade. Quem vai ter o melhor algodão transgênico no comércio – disse Edilson Pava, presidente da CTNBio.

Nos EUA
Já nos Estados Unidos, onde 93% do algodão é transgênico, revistas e jornais têm repercutido a disposição do governo Obama de reavaliar liberações. Licenças para culturas como a alfafa, concedidas em 2005, podem ser revistas pela justiça do país.

– Assim que o presidente Obama assumiu, colocou dentro do governo, em algumas áreas ligadas à agricultura, pessoas de grupos ambientalistas. E são essas pessoas que estão levantando isso dentro do governo – disse Alda Lerayer, diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia.

Para pesquisadores que são contra os transgênicos, as discussões nos EUA são importantes, já que questionam os benefícios da tecnologia. Eles acreditam ainda que o debate pode influenciar as decisões brasileiras sobre o tema.

– Nós achamos muito importante, já que a gente sempre se pautou pelo o que ocorre nos EUA. É como se tudo o que é bom para eles fosse bom para nós. Talvez possamos ter reflexões importantes que possam mostrar que a crítica aos transgênicos não é vazia – afirmou Paulo Kageyama, pesquisador e membro da CTNBio.

 

FONTE: http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&se...

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de aparecida maria de carvalho em 18 fevereiro 2011 às 9:55

  Creio que já está na hora, de haver uma grande pesquisa em escala mundial, para por um fim nesta história : os transgênicos são benéficos ou maléficos para o ambiente e para o homem? enquanto não se fizer tais estudos, a dúvida continuará pairando no ar.

   Em pleno século XXI , estas questões deveriam ser tratadas com mais urgência. Afinal, se o algodão transgênico for um "vilão" mesmo como pregam tantos pesquisadores e ambientalistas, que se procure uma outra saída, enquanto existirem crises de produção e alta nos preços, como estão ocorrendo agora.

Comentário de António Manuel Miranda em 18 fevereiro 2011 às 8:46

Com os preços do algodão nos níveis em que estão faz-se ncessária uma análise apurada sobre as reais vantagens competitivas dos trangênicos, pois na minha impressão não houve qualquer mudança no mercado, para melhor, com a introdução dos trangênicos.

Nem os produtores de algodão, nem o mercado, nem o ambiente teveram qualquer benefício com os trangênicos.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço