Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vendas no varejo têm pior resultado para julho em 15 anos


Volume de vendas caiu 1% em julho na comparação mensal; segmento sofre com encolhimento da massa salarial, preços mais altos e crédito mais escasso



economia-compras-mercado-consumoQueda no volume de venda de eletrodomésticos já chega a mais de 12% na variação anual e é um dos principais responsáveis pelo desempenho negativo do varejo (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

Com o consumo em baixa, o volume de vendas no varejo voltou a cair pelo sexto mês seguido em julho ante junho, desta vez com queda de 1%, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o pior desempenho para meses de julho desde 2000, quando se iniciou a série histórica. Na comparação com igual mês do ano passado, a baixa é ainda maior, de 3,5%. Nessa base de comparação, é o pior resultado para o mês desde 2003, quando chegou a cair 4,4%, e também a segunda queda mais acentuada do ano - em maio, a baixa foi de 4,5%.

No varejo ampliado, que incui concessionárias e vendedoras de peças de veículos e materiais de construção, os números são mais positivos na variação mensal (acréscimo de 0,6%) e piores na anual (queda de 6,8%).

Nos sete primeiros meses do ano, a queda na quantidade de vendas já alcança 2,4% no varejo comum e 6,5% no ampliado. No acumulado dos últimos doze meses, o decréscimo é de 1% e 4,9% na mesma base de comparação.

Segundo o instituto, as vendas no comércios seguem em trajetória de queda por causa do crédito mais restritivo, alta dos preços pressionados pela inflação e do encolhimento da massa salarial do trabalhador. Completa esse quadro a baixa disposição do consumidor em querer comprar num momento de tantas incertezas na economia.

Setores - De acordo com o IBGE, na série sazonal, foram verificados desempenhos negativos em sete das oito atividades pesquisadas. As maiores foram observadas no varejo de equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (-5,5%); móveis e eletrodomésticos (-1,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (-1,3%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmésticos (-1,1%). O único que não caiu, mas também não cresceu foi o setor de artigos de uso pessoal e doméstico (0%).

Na variação anual, os segmentos de móveis e eletrodomésticos (-12,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%); e tecidos, vestuário e calçados (-8,1%) puxam a baixa do setor por ordem de maior incidência sobre o dado.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/comercio-cai-35-em-julho-...

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço