Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vestuário: investir em inovação agrega valor e qualidade aos produtos

Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae aponta que empresas de pequeno apostar também devem apostar em tecnologia para melhorar a performance de vendas

Com o mercado em constante transformação e diante de tantas ofertas e novidades apresentadas aos consumidores, manter-se competitivo é um desafio constante à maior parte das indústrias têxteis e de confecção. A solução pode ser o investimento em inovação para mudar ou melhorar os processos produtivos, organizacionais e de marketing.

Um exemplo de aposta em inovação vem de Indaial (SC), onde a Akmey Brasil desenvolve soluções para o setor têxtil que contemplam os anseios contemporâneos de um viver mais sustentável: por meio da biotecnologia fabrica produtos ecologicamente corretos para o beneficiamento de fibras naturais e suas misturas. O processo proporciona reduções significativas no consumo de água (30%) e energia elétrica (20%),  além de permitir um ganho de até 30% em hora-máquina.

Para quem acredita que a adoção de métodos inovadores só é possível em empresas de grande porte, o relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae desmistifica esta percepção e mostra como a tecnologia pode colaborar com a evolução das pequenas e médi...

Adotar novos maquinários para melhorar a produção, investir em equipamentos que possam gerar novidades em produtos, adquirir softwares que facilitem a gestão e o desenvolvimento das peças e desenvolver tecidos tecnológicos são algumas das ações inovadoras, apontadas pelo SIS/SEBRAE, que podem auxiliar as empresas a ganhar destaque no mercado da moda. Como resultado, o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho, crescimento da competividade e a consequente redução dos 

Recuperação automática custos operacionais.

É importante lembrar que os pilares que formam o processo de inovação são as pessoas, estratégias, processos e recursos. Por isso, os colaboradores devem estar motivados a contribuir para a mudança do negócio. Para quem empreende no desenvolvimento de tecidos, a recomendação é contratar profissionais capacitados em tecnologia, como um engenheiro têxtil, por exemplo. Esse profissional auxilia na fabricação e desenvolvimento dos produtos – desde a fiação até os acabamentos – na coordenação de equipes e escolha do maquinário.

Para conhecer mais sobre inovação em empresas, como fator de competitividade e como implementar, confira as capacitações oferecidas pelo Sebrae EaD:

Para os pequenos e médios empreendedores que querem aplicar métodos inovadores o SIS/SEBRAE SC recomenda:

  • Firmar parcerias com instituições de ensino, que oferecem cursos associados à indústria têxtil ou moda.
  • Fazer parte de arranjos produtivos locais e associações para inovar em seu negócio;
  • Aproveitar a vantagem competitiva das empresas de pequeno porte, em relação às grandes: flexibilidade e agilidade na decisão.
  • Manter-se atualizado nas novidades do segmento. Para tanto, acesse o Sistema de Inteligência Setorial para verificar conteúdos relevantes, como por exemplo: Novas tecnologias para fibras e fiosTecnologia aliada à modelagemTecnologia aplicada à moda íntima; entre outros.
  • Acessar o Sebraetec - um exemplo de solução, que viabiliza melhorias em design, produtividade e inovações, sendo uma alternativa para o seu negócio.
  • Além disso, o Sebrae oferece consultorias personalizadas às necessidades de sua empresa. Entre em contato pelo 0800 570 0800 e agende um horário com um consultor.

.

.

.

.

.

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO GRATUITA

Exibições: 269

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço