Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Você sabe qual o valor da sua empresa?
Por: Contábeis

Começamos por dizer que esta ferramenta pode ser utilizada não somente para valorar uma empresa, mas também para a tomada de decisão de investimentos, captação de recursos, e reestruturação societária, tais como: aquisição, fusão, incorporação e cisão.
Por existirem inúmeros métodos de avaliação de empresa, destaca-se que este instrumento não é preciso, apesar de ser uma ferramenta quantitativa. No entanto, os valores apurados são balizadores de negociações e decisões estratégicas.
Saber o valor da sua empresa ou saber avaliar se a proposta oferecida por um possível investidor é compatível com o Valuation da sua empresa, é muito importante quando surge o momento ou a oportunidade de dar um passo maior no negócio.
Durante o processo de avaliação, é necessário fazer uma análise financeira completa da empresa e do setor atuante, o que possibilita levantar pontos de melhoria, analisar diferentes cenários e riscos e evidenciar uma necessidade de injeção de capital. Outro ponto importante sobre o Valuation é o alinhamento das expectativas do negócio com o que realmente vale. Devido o vínculo emocional do dono com a sua empresa, a expectativa de valor pode estar acima do valor apurado através do Valuation. Por este motivo, é muito importante que este alinhamento seja feito para abrir o negócio a novas oportunidades e promover decisões mais assertivas.
Dentre os diversos métodos de avaliação, os mais utilizados são: (a) fluxo de caixa descontado; (b) múltiplos de mercado e (c) valor patrimonial.
Fluxo de caixa descontado
A avaliação pelo fluxo de caixa descontado é capaz de trazer a valor presente a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro mediante uma taxa de desconto representativa do custo médio ponderado de capital da empresa (WACC). Geralmente, esse métodos é aplicado com base em projeção de 5 anos, e dada essa premissa, esse método não deve ser utilizado pelas Startups, tendo em vista que não apresentam dados históricos para a projeção e o alto nível de imprevisibilidade e incerteza.
Múltiplos de mercado
Esse método considera análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares do mercado (principalmente porte e setor de atuação). Os múltiplos de mercados mais conhecidos são:
- preço / lucro por ação
- preço / valor patrimonial por ação
- valor da firma / ebitda
Valor patrimonial
Esse método tem como base a avalição do patrimônio líquido da empresa. Este método não considera a continuidade da empresa, bem como a capacidade de crescimento e geração de fluxo de caixa.
Conclusão
Considerando o exposto, apesar da relativa padronização dos métodos, pode-se verificar que não existe um cálculo exato e cabe o avaliador identificar o perfil da empresa para aplicar os métodos mais adequados.
É importante, portanto, que os stakeholders e shareholders prezem pela contratação de serviços desenvolvidos por especialistas.

Exibições: 132

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço