Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Embora suas atitudes, por vezes, o transformem em um personagem caricato, em um bufão até, o Sadim é real. E perigoso.

A estréia desta coluna marca também a estréia de uma figura que nasceu em meu livro "3 Minutos Para o Sucesso", ganhou livro próprio - "Midas & Sadim" - e virou personagem de tirinhas. Trata-se do Sadim – ou Midas escrito ao contrário. Enquanto Midas representa as pessoas que “transformam em ouro” tudo o que tocam, Sadim personifica o oposto. Vaidoso, egocêntrico e invejoso, sempre dá um jeito de estragar bons negócios, semear o caos e prejudicar a todos – inclusive a si mesmo. Além de provocar risadas, o Sadim tem algo a ensinar: tudo o que não se deve fazer para chegar ao sucesso.

Achei graça quando ouvi pela primeira vez essa expressão, Sadim, mas logo percebi que por trás de uma suposta brincadeira havia um tema muito complexo e profundo a ser tratado. Embora suas atitudes, por vezes, o transformem em um personagem caricato, em um bufão até, o Sadim é real. E perigoso. Sua incrível capacidade de fomentar intrigas, destruir relacionamentos, agir movido pela inveja, colocar negócios a perder por seu egocentrismo e visão limitada e contaminar qualquer ambiente com sua falta de ética e intolerância faz dele uma ameaça.

Quem nunca encontrou uma pessoa assim? Quem nunca foi de alguma forma prejudicado por um típico Sadim? De minha parte, posso afirmar que em todos os meus negócios, em todos os meus empreendimentos e iniciativas, sempre os encontrei. É comum mencionarmos a importância de fatores como o talento, a competência e o conhecimento técnico para consolidar uma carreira ou levar uma empresa ao sucesso. Mas nem sempre mencionamos um fator que pode obscurecer todos os outros: a personalidade. A primeira lição que o Sadim nos ensina é que mesmo uma pessoa talentosa e competente pode destruir suas chances de vitória se lhe faltarem ética, integridade, generosidade, flexibilidade e outros elementos que caracterizam o verdadeiro vencedor.

Nesta coluna, você encontrará as informações necessárias para identificar o Sadim, conhecer seus “pecados capitais” e os antídotos para neutralizá-los. Contudo, não basta permanecer alerta contra os Sadims que nos cercam e baixar a guarda contra o Sadim que existe dentro de cada um de nós. Como seres humanos que somos, às vezes oscilamos para o lado de Midas, às vezes para o lado do Sadim. Decidir qual desses lados deve prevalecer equivale a decidir se desejamos vencer nos negócios e na vida de maneira digna – ou não.


Sobre o autor


Ricardo Bellino

Responsável por trazer para o Brasil a mega agência de modelos Elite Models, fundada por John Casablancas, de quem se tornou sócio aos 21 anos. Lançou no país também a famosa campanha das camisetas do câncer de mama, que engajou milhões de pessoas. Bellino é ainda autor dos livros “O Poder das Ideias”, “Sopa de Pedra”, “3 Minutos para o Sucesso”, “Midas e Sadim” e “Escola da Vida”. Este último leva o mesmo nome do seu mais novo projeto, que se dedica a levar ao público as lições e os conhecimentos adquiridos por aqueles que aprenderam na prática. Seu site: www.ricardobellino.com.br/

 

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço