Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Meta quer revolucionar a educação com a Realidade Virtual

Com investimentos bilionários, Meta visa transformar salas de aula em experiências imersivas e interativas.

realidade virtualImagem: Shutterstock

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, está impulsionando uma iniciativa para introduzir a realidade virtual (RV) nas salas de aula. A empresa planeja lançar em breve um novo software para educadores, visando facilitar o uso dos seus headsets de RV, o Quest, no contexto educacional. O objetivo principal da empresa é oferecer experiências educacionais imersivas e únicas para os alunos, ampliando os horizontes do aprendizado.

A nova tecnologia permitirá que os professores gerenciem e programem múltiplos headsets Quest simultaneamente, além de fornecer acesso a uma variedade de aplicativos educacionais. Isso significa que atividades como visitas virtuais a locais históricos ou simulações científicas complexas poderão ser conduzidas diretamente na sala de aula, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos conteúdos.

Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, afirmou que a RV pode revolucionar a maneira como o ensino é conduzido, permitindo que os alunos explorem mundos que antes eram inacessíveis. Ele enfatizou ainda que a tecnologia visa tornar o aprendizado mais dinâmico e estimulante, rompendo com os métodos tradicionais de ensino.

“Você será capaz de ensinar biologia e química sem precisar ter um laboratório totalmente equipado (…), você será capaz de caminhar pelas ruas da Roma Antiga com os alunos”, disse Clegg, que supervisionou a iniciativa Quest para a educação, à CNN antes do anúncio.

No entanto, embora promissora, a iniciativa suscita outras preocupações, como os custos associados e a eficácia real da integração da realidade virtual na educação. Vincent Quan, pesquisador em educação ouvido pela CNN, ressaltou a importância de conduzir mais pesquisas para avaliar o verdadeiro impacto dessa tecnologia no processo de aprendizagem.

O pesquisador destacou que a RV ainda enfrenta desafios significativos, incluindo questões de acessibilidade e a necessidade de garantir igualdade de oportunidades para todos os alunos. Apesar de os headsets Quest 3 da Meta serem mais acessíveis em comparação com outros disponíveis no mercado, começando em US$ 499 cada, esse investimento ainda representa uma barreira financeira significativa para muitas escolas.

Clegg admitiu que o custo é “sempre, francamente, uma questão quando se introduz nova tecnologia na educação”. Ele reconhece que qualquer custo adicional é especialmente oneroso para aqueles com menos recursos. No entanto, Clegg ressalta que, a longo prazo, a RV pode tornar muitas experiências educacionais valiosas mais acessíveis, como permitir que os alunos visitem virtualmente museus sem a necessidade de transporte físico.

A caminho do lançamento, a Meta segue colaborando com educadores e desenvolvedores para criar aplicativos educacionais inovadores e garantir que a tecnologia atenda às necessidades específicas das salas de aula, segundo Clegg.

*Com informações da CNN

https://itforum.com.br/noticias/meta-educacao-realidade-virtual/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço