Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Advogados precisam mesmo provar sua seriedade através do vestuário? Foto: Lapses Abroad

 

Muitos dos nossos padrões de elegância na aparência são herança de outros lugares do mundo – digam-se eurocêntricos. Nossa história brasileira do vestuário, dentro de todos os outros costumes, é uma adaptação das roupas europeias ideais para o clima frio e não para o nosso calor úmido e tropical.

 

Hoje, apesar da casualidade e sensualidade do lifestyle brasileiro, em alguns momentos isso não deixa de permanecer em nossa cultura.

 

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro de liberar o uso do paletó e gravata pelos advogados de 1ª instância nos meses de verão oficial – começando por ontem e indo até dia 21 de março – é uma tentativa de fugir dessas amarras do vestuário. A campanha é da OAB-RJ e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj). A onda de calor recorde na cidade impulsionou um desejo que já era antigo por parte de alguns advogados e instituições.

Por questão de conforto e até mesmo de saúde, advogados têm dificuldade de enfrentar o dia sob a sensação térmica de cerca de 50ºC – nem sempre, ou nem todos, têm a comodidade de salas com ar condicionado.

O exemplo começa a se espalhar e a OAB de Goiás quer proporcionar a mesma flexibilidade aos seus advogados, o que ainda está em pauta. A mesma discussão acontece no Espírito Santo. O conservadorismo reservado a este tipo de profissional, inserido dentro de um ritual específico de vestuário (até pouco tempo, mulheres não podiam entrar em fóruns trajando calça comprida, apenas saia) faz com que a ideia encontre resistência.

Mesmo no Rio, onde a medida já foi adotada, ainda há a proibição por parte de alguns juízes e constrangimento diante de alguns colegas para a dispensa da implacável dupla de terno e gravata. A seriedade do profissional e seu respeito ao Poder Judiciário dependem disso?

Exibições: 246

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de djalma pereira dias em 23 janeiro 2014 às 22:13

A seriedade de um homem nunca esteve em um traje, nem também tira sua beleza masculina!...A pesar de ser muito bonito nunca mim adaptei a ele, justamente por causa da bendita gravata!,..mesmo porque gosto de ser livre!... Um homem elegantemente bem vestido também tem seu respeito porque não?  

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço