Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Havan veste colaboradores com uniformes ecologicamente corretos


Novas camisetas de uniforme da Havan são fabricadas pela Fujiro Ecotêxtil, com malha PET.

 

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Havan adota uma medida sustentável para uniformizar seus colaboradores. Assinadas pela Fujiro Ecotêxtil, empresa de Blumenau (SC), as novas camisetas de uniforme da rede de lojas são fabricadas com 50% de fio de politereftalato de etileno (PET) e 50% de algodão.

A Fujiro produziu 12 mil peças para a rede, o que representa 30 mil garrafas PET de dois litros recicladas. A empresa utiliza cerca de 2,5 garrafas para a produção de uma camiseta ecológica. O novo uniforme da Havan é azul, com estampa da Estátua da Liberdade (símbolo da Havan) na parte frontal e a logo da empresa nas costas, na cor branca.

 

 

Segundo Alexandre Bento, gerente de vendas da Fujiro, a malha tecida com fio PET proporciona mais maciez e conforto à peça, pois o fio é 20% mais fino do que o de algodão. Por ser sintética, a malha também mantém a cor por mais tempo, além de não encolher.

Bento ressalta que empresas com consciência ecológica adquirem a simpatia e a credibilidade dos consumidores. “Mesmo fazendo sua parte na reciclagem do lixo doméstico, as pessoas geralmente consideram sua atitude independente pouco significativa. Mas quando compram em uma empresa que adota medidas sustentáveis com grandes resultados em benefício à natureza, sentem-se colaborativas no processo, engajadas com a causa ambiental”, pontua.

Ele ainda ressalta que, além de preservar o meio ambiente, a iniciativa de empresas como a Havan influencia na causa social. As garrafas recicladas pela Fujiro são provenientes de cooperativas que fazem a coleta seletiva, tornando o negócio rentável.

Segundo a Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), hoje o Brasil recicla 60% das garrafas PET, o que o coloca à frente até mesmo de alguns países da Europa. “A reciclagem de garrafas PET deixou de ser apenas um discurso para se tornar algo economicamente viável”, conclui Bento.

Exibições: 2176

Responder esta

Respostas a este tópico

Caros,

 

Porque a Havan não faz seus uniformes com algodão colorido natural, que não leva tingimento químico e é 100% ECOLOGICO?

 

EDMILSON

Ecologicamente correto????  O algodão utilizado (50%) foi plantado sem agrotóxico?   O tingimento químico como dito acima é agressivo ao meio ambiente!!!!   Agora as empresas que recolhem um saquinho de plástico do chão pregam atitudes ecologicamente corretas!!!  Isto é exagero!!!  Está na hora da mídia se preparar para apontar o que É REALMENTE ECOLOGICAMENTE CORRETO.  Algumas atitudes ecológicas não significam ECOLOGICAMENTE CORRETO. É muito válido, mas vamos dar o peso certo para cada ação!!!

Caro Mauricio

 

 

Na minha opinião a reciclagem não é totalmente ecologica, porque utiliza-se de hidrocarbonetos derivados do petroleo que serão colocados na natureza mais cedo ou mais tarde. O algodão que citei as fibras  são coloridas naturalmente e a plantação está ocorrendo em sistemas sem agrotóxicos

Exatamente Edmilson, os esclarecimentos devem ser feitos. O algodão colorido naturalmente sem agrotóxico, isto sim é ecologicamente correto.  Cultivado inclusive por cooperativas de trabalhadores... 

É muito válido utilizar milhares de garrafas PET para produzir um tecido. Agora, vamos dar o devido peso a cada ação!! Isto é uma grande iniciativa. Porém, isto não é totalmente ecologicamente correto.  E a mídia deve se ocupar disto para esclarecer a opinião pública. Você não acha?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço