Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

De janeiro a outubro deste ano, foram feitas 1.624 rescisões de contrato de funcionários dos setores têxtil, calçado e confecções segundo dados do Sinditêxtil

 

De janeiro a outubro, o Sinditêxtil registrou 1.624 rescisões de contrato (Fotos: Portal Infonet)

O aumento no número de demissões no início de 2011 nos setores de calçados, confecções e têxtil está deixando os trabalhadores assustados. A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil (Sinditêxtil), Gizeldo Santos, ao Portal Infonet.

De janeiro a outubro deste ano, foram feitas 1.624 rescisões de contrato em Sergipe, segundo dados do próprio Sindicato. Para o presidente do Sinditêxtil, Gizeldo Santos, os produtos fabricados na China e na Ásia e que chegam ao Brasil com cerca de 30% a 40% mais barato do que os produtos brasileiros estão deixando os funcionários preocupados e com medo de novas demissões.

“Estamos tentando ver se conseguimos sensibilizar o Governo do Estado para a situação, porque uma boa parcela dos trabalhadores que já foram demitidos está na informalidade devido à falta de emprego para esses trabalhadores que tinham 15, 20 anos de trabalho, e que não conseguem trabalhar em outra profissão. Caso nada seja feito, novas demissões podem ocorrer”, diz o sindicalista

 

O presidente do Sinditêxtil Gizeldo Santos

Gizeldo Santos acrescentou ainda que o Governo do Estado assinou um decreto com o intuito de reduzir o ICMS das empresas, desde que elas se comprometessem em não diminuir o quadro de funcionários, mas segundo ele, apesar do acordo firmado, algumas firmas não estão cumprindo o prometido e realizando novas demissões.

O presidente do Sinditêxtil informa que está tentando agendar uma reunião com o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, para tentar sensibilizar o governo para a manutenção dos empregos ou a possibilidade de reconduzir os trabalhadores demitidos ao quadro de funcionários das novas empresas existentes no Estado.

Sedetec

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) informa que dois setores fortemente incentivados pelo governo estadual, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), o têxtil-confecções e o de calçados, têm um saldo positivo de empregos gerados em 2011, comprovando que a política de desenvolvimento do Estado segue no caminho correto.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre janeiro e agosto deste ano, o segmento têxtil-confecções demitiu 1.501 e admitiu 1.505 trabalhadores, com saldo positivo de 4 vagas, ou 0,06% - sinalizando estabilização. Já em relação ao setor de calçados, também entre janeiro e agosto de 2011, as empresas demitiram 1.390 e admitiram 2.100 trabalhadores, gerando um saldo positivo de 710 vagas, o que representa um crescimento de 11,93% no total de empregos desse setor.

A assessoria de comunicação da Sedetec garante ainda que as portas da Secretaria estão abertas, caso o presidente do Sindicato tenha interesse em comparecer para agendar uma reunião com o secretário Zeca da Silva. Ela esclarece ainda que o governo não pode obrigar a manter o funcionário na empresa, mas sim, em garantir que o número de vagas sejam mantidos ou ampliados.

Fonte:|http://www.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=119441&titulo=eco...

Exibições: 283

Responder esta

Respostas a este tópico

Pra que gerar emprego no Brasil quando temos um monte de "bugigangas balatinhas" da China e adjacências???

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço