Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Data Inicial : 26/10/2011
Data Final : 27/10/2011

Temas como a nova norma ISO 50001, que trata de eficiência energética, Política Nacional de Resíduos Sólidos, mudanças climáticas, a nanotecnologia aplicada ao setor têxtil e design estratégico estão entre os temas que serão abordados no Workshop Internacional Ambiental e Têxtil, que o SENAI promove nos dias 26 e 27 de outubro, no Hotel Himmenblau, em Blumenau. A abertura contará com palestra do jornalista Washington Novaes, além de conferencistas internacionais e nacionais.

Novaes fará a palestra na abertura, no dia 26, às 19 horas. No mesmo ato, o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, falará sobre o Programa SENAI Mais Competitividade. No dia 27, a programação prevê, para o período matutino, palestras na área ambiental e minicursos na área têxtil. Na parte da tarde, os minicursos abordam temas ambientais e as palestras são direcionadas ao setor têxtil.

Gestão ambiental na indústria será debatida no workshop (Foto: Edson Junkes)

                        
Programação:

Sustentabilidade Ambiental

9 horas - Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei Federal 12.305 situação atual de negociações com o governo e as implicações futuras , por José Quadrelli Neto - gerencia executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional das Industrias- CNI.

10h20min - Pesquisa aplicada ambiental colaborativa no setor industrial - a contribuição do Instituto de Ciência Tecnologia Ambientais (ICTA), pelo professor Louis Lemkow, da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha

11 horas - A questão Ambiental na nova ordem da competição econômica internacional, pelo Murilo Xavier Flores, presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA)

Os dois minicursos da área ambiental serão realizados a partir das 13h30min e tratarão de:

- ISO 50001 - Sistema de Gestão de Energia e suas implicações para implementação nos sistemas de gestão das Indústrias (ministrado por Bruno Spagnuolo Burghetti).

- Determinação do impacto ambiental odorante - controle de odores na Indústria (ministrado pelo Henrique de Melo Lisboa do Departamento de Engenharia Sanitária da UFSC).

Têxtil

Com início às 8h30min, os minicursos na área têxtil serão os seguintes:

- Enobrecimento Têxtil (ministrado por Anderson Bussmann - Gerente Industrial empresa Lancaster; Luiz Wagner de Paula - Gerente de Estratégias e Técnico da Golden Química, e José Macedo - Diretor Sintequímica Ltda).

- Fibras/Filamentos e Fios: (Waumy Correia da Silva - Consultor Têxtil).

- Tecidos planos e de Malha (Mauro Coutinho - Gerente de Malharia da empresa Malhas JN), Tendências de mercado para têxteis e confecção (Maria José de Carvalho - Diretora e sócia fundadora da MJC Textília).

- Design como estratégia de competitividade para a indústria Têxtil e Confecção (por Alessandra Lila - Consultora de Moda, e Cristina Josiane Olinger Marinho Teixeira - Consultora de Marketing de Moda).

As palestras na área têxtil serão as seguintes:

14 horas - Funcionabilidade dos Nanos Aditivos: O caminho para novas propriedades do fio usando a tecnologia " Dry-wet " (seco-úmido) ou "Melt" spinning ( extrusão), pelo professor Klaus Heinemann, do Instituto da Turíngia de Pesquisa Têxtil e Plástico TITK/Alemanha.

15 horas - As Pesquisas desenvolvidas para atender as atuais demandas das indústrias Têxteis, pelo professor Antônio Augusto Ulson de Souza, Supervisor do Laboratório de Transferência de Massa-Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

16 horas - Certificação OEKO-TEX - passaporte para os mercados internacionais, por Antonio Braz dos Santos Costa, Diretor Geral Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal - CITEVE/Portugal.

 

Fonte:|http://www.midiamoda.com.br/eventos/vermais/evento/workshop-interna...

Exibições: 213

Responder esta

Respostas a este tópico

Entre outra atrações, não percam: - Fibras/Filamentos e Fios: (Waumy Correia da Silva - Consultor Têxtil).

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço