Produção da unidade industrial de Itatiba foi interrompida; expectativa é que seja retomada esta semana
A indústria têxtil Covolan, que tem uma unidade de beneficiamento de tecidos em Itatiba, empregando atualmente 212 funcionários, está com a produção desativada desde a última quarta feira, quando ocorreu um acidente durante a operação de esgotamento de um tanque de ácido sulfúrico, que acabou ocasionando o vazamento do produto, que atingiu o Ribeirão Jacaré, provocando a mortandade de várias espécies da fauna local.
O engenheiro sanitarista Laudinor Gonçalves da Silva, consultor da Covolan, recebeu a imprensa na manhã de ontem para explicar o ocorrido, ressaltando que a empresa irá assumir toda a responsabilidade pelas conseqüências decorrentes do incidente. “É uma situação indesejável e trabalhamos para que ela não ocorra, mas infelizmente existe um risco. A empresa está preocupada e fazendo o possível para minimizar as conseqüências e vamos assumir todas as responsabilidades decorrentes desse acidente.”
O técnico explica que o ácido sulfúrico, armazenado em um tanque, continha aproximadamente 3 mil litros do ácido, que é utilizado no sistema de tratamento dos efluentes industriais da empresa. “Nossos técnicos constataram um problema em uma das válvulas desse tanque e optaram pelo esgotamento do mesmo para realizar a manutenção do equipamento. Durante essa operação, na qual o produto iria para o tanque de tratamento, ocorreu o vazamento. Estimamos que menos de 500 litros de ácido chegaram até o ribeirão.”
FÁBRICA PARADA
Laudinor diz que a produção foi suspensa devido à interrupção no sistema de tratamento, exatamente para não provocar danos ambientais. Técnicos estão tentando identificar a origem do problema e o ponto exato do duto subterrâneo onde teria ocorrido o vazamento. “De qualquer maneira vamos remanejar o tanque de armazenamento mais próximo do destino final para garantir a retomada da produção o que deve ocorrer antes do final desta semana.“
O engenheiro acrescentou que todos os procedimentos e decisões estão acontecendo com o acompanhamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que deverá divulgar um relatório técnico sobre a ocorrência na próxima segunda-feira, conforme informou anteontem ao BOM DIA o gerente da Agência Ambiental de Campinas, Alberto Degrecci Neto
Fonte:|http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/9320/Covolan+esclarece+v...
Tags:
Aí está um exemplo de boa atitude empresarial (desde que tenha partido da própria empresa); assumir a responsabilidade e as consequencias e informar a mídia e à sociedade sobre o ocorrido. Trabalhar em conjunto com a CETESB tambem é ponto positivo.
Ocorreu um problema!
Vamos resolve-lo e não tentar esconder ou mitigar as consequencias.
Ode à empresa.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por