Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Edital Senai-Sesi de Inovação 2012 – a preocupação com a eficiência

 

 

Edital Senai-Sesi de Inovação 2012 – a preocupação com a eficiência

17/04/2012 - Fernando Varella

Publicação: Portal Protec

A nona edição do Edital Senai-Sesi de Inovação, promovido desde 2004 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, desde o ano de 2009, com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), foi lançada no dia 3 de abril. Com recursos totais de R$ 30 milhões, um acréscimo de 20% sobre o montante de 2011, o edital de 2012 é de suma importância, devido aos ótimos resultados obtidos nos anos anteriores e para dar cobertura à demanda reprimida com a falta de novos editais de Subvenção Econômica à Inovação da Finep.

Uma avaliação qualitativa deste Edital Senai-Sesi de Inovação nos mostra que, no geral, o documento consiste na repetição das regras do ano anterior. Contudo, algumas alterações merecem registro:

- Processo decisório mais lento. A divulgação dos resultados vai demandar mais dois meses, enquanto o início da execução dos projetos aprovados vai demorar mais três meses, com o desenvolvimento sendo iniciado apenas em 2013. Como o foco do edital são projetos de inovação tecnológica, a velocidade do início e do desenvolvimento dos projetos é fator essencial em termos de mercado.

- Documentação. Entre as novidades do edital de 2012, está exigência de que as empresas apresentem certidão sobre sua situação no CNPJ e o plano de negócio. O pedido de apresentação do plano de negócio é altamente relevante (o Programa de Subvenção Econômica da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep - passou a exigir o documento no edital de 2010). A existência de um plano de negócio facilita a análise da viabilidade técnica e econômica do projeto, especialmente o potencial de inserção competitiva dos produtos e processos a serem inovados, bem como a correlação deles com os objetivos sociais e o foco de atuação da empresa.

- Pontuação na avaliação. Foi reduzida a bonificação de pontuação relativa ao histórico da gestão - resultado dos projetos anteriormente apoiados, especialmente em termos de inserção competitiva no mercado, por parte das unidades regionais do Senai-Sesi. Nos editais de 2010 e 2011, essa bonificação era de mais ou menos 15% da pontuação total do projeto, tendo sido reduzida para 5%, no edital de 2012.

Apesar dos prós e contras (presentes em qualquer edital), o Senai vem tendo o papel fundamental no País de oferecer suporte técnico-tecnológico e para a construção de parcerias para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e sociais na empresa. Do ponto de vista da eficiência, o Programa Senai-Sesi de Inovação tem sido um sucesso, uma vez que, aproximadamente, 60% dos projetos apoiados, no período de 2004 a 2009, tiveram seus produtos e processos inovados, inseridos no mercado.

O sucesso também pode ser identificado pelo forte incremento do número de propostas recebidas ano a ano. Em 2010, foram 339 propostas, das quais foram aprovadas 77. Em 2011, os projetos totalizaram 449, sendo 98 aprovados, com a ampliação da sua abrangência geográfica, distribuídos por 21 estados da Federação.

Assim, o Programa é eficiente em seu foco principal, que é a transformação do País, através do incentivo ao processo de pesquisa e desenvolvimento na indústria. É apoiar empresas de todos os portes e de todos os segmentos, para que possam apresentar um produto ou processo inovador como resultado final, a ser incorporado à linha de produção da empresa. O edital envolve, obrigatoriamente, uma parceria entre a empresa interessada e uma unidade regional do Senai e/ou do Sesi, buscando um patamar de eficiência, ao assegurar o desenvolvimento tecnológico necessário para viabilizar a inovação e sua inserção competitiva no mercado.

O Senai, por meio de seu edital, cumpre função destacada no atual cenário da indústria brasileira. Para tanto, ele detém importantes ativos, como profissionais altamente capacitados, a competência dos muitos centros de tecnológicos e laboratórios especializados, e uma forte capilaridade da instituição, presente nas principais cidades dos 28 estados da Federação.

A empresa participa, normalmente, com a sua equipe, com os insumos necessários para o desenvolvimento e seu conhecimento do mercado. Os ganhos são para ambas as partes. A empresa lança novos produtos inovados e de maior valor agregado, e, ainda, melhora sua competitividade. O Senai e o Sesi absorvem conhecimento, a ser difundido em cursos e prestação de serviços técnicos e tecnológicos. O relacionamento direto com o empresariado e o aprendizado sobre a realidade da indústria brasileira fornecem insumos para um ciclo virtuoso de inovações.


Fernando Varella, economista, consultor da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec) e da Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais (Rets)

Exibições: 329

Responder esta

Respostas a este tópico

...Apesar dos prós e contras (presentes em qualquer edital), o Senai vem tendo o papel fundamental no País de oferecer suporte técnico-tecnológico e para a construção de parcerias para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e sociais na empresa. ...

"...O Senai, por meio de seu edital, cumpre função destacada no atual cenário da indústria brasileira. Para tanto, ele detém importantes ativos, como profissionais altamente capacitados, a competência dos muitos centros de tecnológicos e laboratórios especializados, e uma forte capilaridade da instituição, presente nas principais cidades dos 28 estados da Federação..."

Matéria comprada ou puro puxa-saquismo????

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço