Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O empresário Tito Bessa, dono da TNG, uma das marcas mais bem-sucedidas do país, divulgou um comunicado sobre a reportagem "Protesto na Passarela", publicada pela Folha em 22/5.


A "Ilustrada" ouviu estilistas de prestígio no mercado que apontaram, entre outras coisas, o desejo de estudar uma separação entre os desfiles de marcas conceituais e os de marcas comerciais nas semanas de moda.


"Caso isso realmente ocorra, as semanas de moda terão que alterar o seu nome para 'Day Fashion Week'", diz trecho do comunicado.


A reportagem falou com Bessa depois de seu desfile, anteontem, no Fashion Rio:

*

Faz sentido dividir as semanas entre criadores conceituais e comerciais?
Tito Bessa - Quantos criadores tem o país, falo de criadores de verdade? Não temos essa vocação. Misturam bom gosto com criação e se esquecem dos negócios. Fico perplexo quando levantam a bandeira de tirar as grifes comerciais das semanas de moda. Isso é absurdo.


Como você vê sua posição na moda hoje?
Eu entrei na semana de moda depois de muitos outros. E aí? O que eles geraram nos últimos dez anos? Ficam num mundinho fechado.


Quem lança uma tendência?
As tendências ainda vêm dos EUA, da Europa. Isso é centenário.


As marcas são copistas?
Algumas se inspiram em outros estilistas. Precisamos gerar movimento, precisamos sobreviver... Os consumidores esperam um pouco do que veem nas revistas.


Como você avalia a chegada ao Brasil de grandes marcas internacionais?
Vão matar os acomodados. Que bom. Eu me preparei, tenho estrutura. Quem não tem cabeça comercial, empresarial, vá montar um ateliê. Se você faz roupa sob medida, não vai desfilar. Como é que vão pagar o desfile?


Não deveriam desfilar?
Não sei. Se for para vender os bens, acho que não. Melhor ficar em casa. Daqui a pouco perdem a casa.


O Brasil precisa criar marcas de nível internacional?
Sabe o que precisa para uma marca brasileira se firmar lá fora? Di-nhei-ro.


O presidente da Abest levantou uma questão, não direcionada à TNG, mas ao mercado em geral. Disse que muitas empresas que têm dinheiro não têm grife, e quem tem grife está sem dinheiro...
Besteira. Faz-me rir. Há muitos anos eu escuto isso que ele disse e sempre fiquei quieto. Agora eu enfrento qualquer um deles, qualquer um deles que vier falar besteira. Fiz pesquisas técnicas com institutos idôneos, como o Ibope,e verifiquei que o consumidir reconhece a TNG como uma grife de moda.


A mudança de calendário de moda, que obrigou as grifes a apresentarem três desfiles em vez de dois neste ano, afeta menos a TNG pelo fato de as coleções não serem conceituais?
Eu tenho uma equipe que cria dentro de uma vocação comercial. E se eles precisarem, fazem quatro desfiles por ano. Eu tenho estrutura para isso, eu me preparei, ok? Minha equipe cria como eles. De fato, só uma pessoa criando fica difícil mesmo, até pra fazer dois desfiles, quanto mais três.


E sobre a carga de impostos, ela é prejudicial?
Que liberem os impostos de importação de máquinas para reconstruir nosso parue industrial sucateado. Não sou a favor de liberar imposto para estilista importar tecido, e sim que a indústria seja fortalecida. Mas isso tudo vai levar tempo. Desde que eu me conheço por gente a indústria vem sendo sucateada, por talvez uma mentalidade retrógrada de seus gestores.

Fonte:|http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalflori...

Exibições: 595

Responder esta

Respostas a este tópico

Concordo, e tenho certeza que pessoas sensatas, do mercado, tambem,concordam com Tito Bessa.

O mundo da moda, esta cada vez mais accessivel ao publico, atraves das marcas que investem no-

consumidor que paga as contas no cartao ,cheque ou dinheiro, aqui dentro da nossa realidade!!!.

 

 

 

É não sei ........ Quer dizer o Brasil não tem criadores ??? Mas ele disse que ele tem criadores  no quadro de funcionários dele !!!
Eu tenho certeza que Brasil tem ótimos criadores sim......
Mas é minha mera opinião ...


 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço