O INPI deferiu, no dia 17 de julho, o nome Paraíba para produtos têxteis confeccionados em algodão colorido. A certificação garante a origem e, portanto, a qualidade dos produtos vendidos com determinado nome, agregando valor para o empresário e segurança para o consumidor.
Por sua vez, o reconhecimento do nome Paraíba como produtor de algodão se justifica pelo diferencial tecnológico. Devido às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Algodão, a Paraíba, que registrara uma queda na produção nos anos 80, retomou seu plantio com uma novidade: o algodão passou ser naturalmente colorido.
Um trabalho de melhoramento genético das variedades coloridas começou em 1989. Foram estudadas 35 novas linhagens de algodão nos municípios de Patos e Monteiro na Paraíba. Como resultado, Campina Grande, na Paraíba, e regiões vizinhas são hoje grandes centros de produção algodoeiro reconhecidos em todo o país.
A cooperativa de 31 associados transforma as plumas de algodão colorido em peças de vestuário e para casa. Com as sobras de tecidos, fazem bonecos e bichinhos de pano para crianças. A cooperativa já exporta para a Europa brinquedos e almofadas produzidas com o algodão naturalmente colorido.
Tags:
Sou testemunha desse belo trabalho e a Paraíba merece esse destaque ! PARABENS......EMBRAPA , CNPA DE CAMPINA GRANDE , OS PRODUTORES DE ALGODÃO COLORIDO E A COOPERATIVA DE CORAJOSAS MULHERES QUE SEMPRE ACREDITARAM E DESENVOLVERAM ESSE NICHO DE MERCADO, PRINCIPALMENTE A SRA. NORA CRISTINA E SUAS AMIGAS DA FAMILIA GADELHA.
Caros companheiros da textil Industry.
Com muito orgulho trouxe esta notícia para nossa rede. Agradeço ao Sr Luiz pelas palavras e vamos buscar sempre de mais agregações de valores para nossas peças e para o homem do campo.
Obrigada,
Maysa Gadelha
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por